1. Arquivos
  2. Direito

A inspeção ambiental veicular

13 de janeiro de 2010 - 8:45:37

Descobri pela notificação que uma lei municipal instituiu multa de R$ 550,00 por mês para quem não fizer a tal “inspeção veicular ambiental”. Isso mesmo! Mas para fazer a tal inspeção está sendo cobrada a módica taxa de R$ 56,44, com centavos e tudo e não me pergunte qual a fórmula matemática utilizada para determinar esse roubo descarado com tamanha precisão. Ao menos deveriam arredondar a cifra, como fizeram com a multa cavalar para aqueles que não puderem fazer a tal “inspeção veicular ambiental”.

A prefeitura ainda teve a cara de pau de escrever, em caixa alta, o seguinte: “Faça a sua parte contribuindo para a melhora da qualidade do ar em São Paulo, e lembre-se que veículo bem regulado emite menos poluente e é mais econômico para o proprietário“. Quer dizer: estão me roubando para meu próprio benefício, não é mesmo? Além de faltarem com respeito e abandonarem a vergonha ainda querem me insultar a inteligência. Um desaforo.

Esse prefeito Gilberto Kassab é um ladrão com vocação para ditador. Vimos isso por ocasião da revisão da Planta Genérica dos Valores, elevando dramaticamente o IPTU de São Paulo. Eu soube que a burocracia da prefeitura foi orientada por ele a atrasar a entrega dos avisos de pagamento do imposto, especialmente dos bairros castigados pelas enchentes, porque a crise vai ser geral quando as pessoas descobrirem o quanto terão que pagar. Os aumentos anunciados estão abaixo do que de fato foi praticado. Mas o prefeito ladrão acha que pode minimizar o roubo delongado a entrega do aviso de pagamento. Ele que espere, as eleições estão bem próximas e sua ladroagem não será esquecida.

Mas voltemos à “inspeção veicular ambiental”, que é meu foco aqui. Na prática, instituíram mais uma taxa de licenciamento adicional, a meu ver inconstitucional. Para tanto, estão obrigando todos os proprietários de veículos a comparecer em algum sítio para o carro ser contemplado por algum burocrata e receber o carimbo. Quanto custa a cobrança da taxa da “inspeção veicular ambiental”? O custo real é o que se paga pelo roubo direto, mais o tempo de deslocamento, custos respectivos, paciência, tudo. Um absurdo para legitimar a cobrança exorbitante. Melhor se cobrassem sem encher o saco (peço licença para ir na linguagem popular, caro leitor, pois estou indignado) de ter que ir lá, pois bem sabemos que o prefeito ladrão, assim como a burocracia do trânsito, não estão preocupados com o meio ambiente, mas exclusivamente com o dinheiro a arrecadar.

Meu caro leitor, eu estou cansado de tudo isso, de ser roubado na cara dura pelo governo. Por isso não vou votar no candidato do Kassab, José Serra, que em nada se diferencia da ex-guerrilheira Dilma. Todos eles em conluio para infernizar a nossa vida, tomar o nosso dinheiro, o nosso tempo e a nossa paciência. Faça como eu, tome uma atitude e vote nulo. Mande essa corja de ladrões para o devido lugar, o colo da mãe que os pariu.

{slide=Artigos Relacionados}{loadposition insidecontent}{/slide}

{slide=Artigos do Mesmo Autor}{loadposition insidecontent2}{/slide}