1. Arquivos
  2. Educação

Extra! Extra! Liberalismo na universidade

21 de outubro de 2009 - 16:59:24

Certo dia, no meu tempo de UFC, foi apresentado no auditório da reitoria um documentário de apologia a Fidel Castro e Che Guevara. Após a exibição, uma professora de História, cheia de mestrados, doutorados e outros ados na conta bancária, declarou, para uma platéia embevecida, que “não existe felicidade sob o capitalismo”. Ah, se vocês estivessem lá para sentir a emoção do auditório… A classe média estudantil vibrou.

O universitário de humanas consciente é contra o capitalismo. Ele expressa a aversão ao capitalismo convocando protestos por telefone celular e e-mail. Ele fotografa a passeata com câmera digital (fabricada de modo artesanal e gratuito) e bota as imagens no Orkut. No fim de semana, o universitário anticapitalista sai de carro para tomar cerveja. Ninguém é de ferro. Mas, por coerência, ele só usa carros montados de maneira socializada, sem lucro pra ninguém. E a cerveja que ele bebe tem uma função social.

Sei que existem cinco ou seis elementos que escapam do marxismo atmosférico. E há também os saudáveis curiosos. É para eles que estou escrevendo este artigo. Tenho uma dica: no próximo dia 23, a turnê “Liberdade na Estrada“, promovida pela turma do site OrdemLivre.org, passa por Fortaleza. Participam os economistas Adolfo Sachsida e Hélio Beltrão Jr., os cientistas políticos Bruno Garschagen e Diogo Costa e o filósofo Lucas Mafaldo, entre outros.

As palestras em Fortaleza acontecem em dois horários. Na UFC, das 8 às 12h, no auditório Geraldo da Silva Nobre (Avenida da Universidade, 2486). Na FA7, das 18 às 22h, no teatro da faculdade (Rua Almirante Maximiniano da Fonseca, 1395). Repetindo: dia 23 de outubro.

Os realizadores da turnê querem expor aos estudantes universitários o pensamento liberal, em defesa do livre mercado e dos direitos individuais. Esses caras estão oferecendo outra visão em pleno terreno sagrado da militância estatizante. O programa promete.

 

Publicado no jornal O Estado.

Bruno Pontes é jornalista –
http://brunopontes.blogspot.com

{slide=Artigos Relacionados}{loadposition insidecontent}{/slide}

{slide=Artigos do Mesmo Autor}{loadposition insidecontent2}{/slide}