1. Foro de São Paulo
  2. Arquivos

Foro de São Paulo – Encontro de Partidos e Movimentos Sociais

13 de maio de 2009 - 8:18:00

Na abertura dos trabalhos, do qual participaram o Subsecretário de Integração Econômica Americana e do Mercosul, Eduardo Sigal, o embaixador da República da Venezuela Arévalo Mendez e outras autoridades, foram desenvolvidos quatro painéis:

– A crise internacional e o novo momento da América Latina;

– Os governos populares da América Latina: novas alternativas;

– O papel do Estado, alcance e perspectivas para aprofundar as mudanças;

– O papel dos movimentos sociais no atual movimento político.

Na tarde de 27 de abril todos os delegados participaram de um ato no Luna Park, que teve Néstor Kirchner como orador central e sob a palavra de ordem “o país que queremos, a força que necessitamos”. O ato foi organizado por partidos políticos e movimentos sociais do espaço Unidade Popular.

No dia 28 de abril os participantes compareceram à palestra da Ministra da Defesa, Nilda Garré, que falou sobre as políticas de defesa que se aplicam em nosso continente desde a Guerra Fria até o presente, as novas concepções com que estão trabalhando os atuais governos latino-americanos, as iniciativas a respeito e a criação de uma política de defesa comum a partir da criação da UNASUL.

Todos os partidos e movimentos sociais que participaram do Encontro ressaltaram a importância do debate, a análise do processo latino-americano, as fortalezas e debilidades do mesmo.

 

{slide=Artigos Relacionados}{loadposition insidecontent}{/slide}

{slide=Artigos do Mesmo Autor}{loadposition insidecontent2}{/slide}