1. América Latina
  2. Arquivos

Vitória!

4 de dezembro de 2009 - 4:35:31

Assim disse e agiu o nosso presidente. Agora Lula tem uma opinião diferente. Ele bate o pé e declara que não reconhece o presidente eleito de Honduras, Porfirio Lobo, no que mantém uma perfeita coerência. Lula gosta é de ditadores, tiranos, genocidas. A diplomacia petista está sempre do lado deles. No entanto, não é só essa ostensiva aversão à democracia o que explica a recusa de Lula de reconhecer a eleição hondurenha. Há uma razão maior: o Foro de São Paulo, presidido por Lula, encarava a dominação de Honduras como uma questão de honra. Entronizar Manuel Zelaya era prioridade da agenda revolucionária. Mas o povo hondurenho resistiu e venceu.

Lula mal pode suportar o fato. Agora os amantes da liberdade têm Honduras como exemplo triunfante de reação ao socialismo. Todos os amantes da liberdade na América Latina foram hondurenhos nos últimos meses. A pressão foi enorme. O país foi boicotado e hostilizado. Os bandidos do continente e fora dele partiram para cima de Honduras. Era um escândalo total: um pequeno país fazendo valer sua Constituição democrática e mandando as ordens e intimidações da “comunidade internacional” para a pqp.

Quando ficou claro para o Foro de São Paulo que os hondurenhos não iam se ajoelhar, veio outra cartada: Zelaya materializou-se na embaixada brasileira. Não era lindo ver o Celso Amorim na televisão se dizendo surpreso? Lula também se mostrou surpreendido. O coitado nunca sabe de nada. De qualquer forma, a jogada da aparição mágica também não deu certo. Parecia que nada poderia deter um povo comprometido com a liberdade. E agora um novo presidente está eleito. Zelaya entra para as novas edições do manual do perfeito idiota latino-americano. A Lula resta bufar de ódio, impotente. Que bela história Honduras nos proporcionou. Vitória!

Publicado no jornal O Estado.

Bruno Pontes é jornalista – http://brunopontes.blogspot.com

{slide=Artigos Relacionados}{loadposition insidecontent}{/slide}

{slide=Artigos do Mesmo Autor}{loadposition insidecontent2}{/slide}