1. Destaques
  2. Foro de São Paulo
  3. Notícias Faltantes

A grande fraude da Constituição cubano-venezuelana do Foro de São Paulo

10 de agosto de 2017 - 21:40:09

O Foro de São Paulo (FSP) realizou seu XXIII Encontro em Manágua, Nicarágua, entre os dias 15 e 19 de julho de 2017 e, diferente dos outros anos, apenas dois temas dominaram os debates: a defesa intransigente a Lula e o apoio incondicional ao golpe de Estado sob a fachada de uma Assembléia Nacional Constituinte (ANC) na Venezuela de Maduro. Assim diz a resolução relativa à Venezuela:

“Em 30 de junho o povo venezuelano irá às urnas para eleger a composição da ANC. Nesse contexto, o FSP aderiu à campanha e chamamos todos a se somar e participar da campanha “Venezuela Coração da América” para demonstrar nosso apoio à Venezuela e às decisões soberanas de seu povo, com vistas ao 30 de julho e depois dessa data. Na próxima semana, o objetivo pontual será visibilizar a ANC como um processo legítimo e abraçado por todos os povos que defendem a auto-determinação, a soberania e a paz frente ao ingerencismo”.

Ora, essa não foi uma “decisão soberana de seu povo” mas uma decisão autoritária dos ditadores Raúl Castro e Nicolás Maduro uma vez que, ao rejeitar a lista de assinaturas para um referendo em dezembro de 2016,  não cumprir o que reza na atual Constituição que exige que o povo se manifeste sobre o desejo de realizar uma nova Constituição e desconhecer os resultados da Consulta Popular realizada no dia 16 de julho passado onde 7.505.338 eleitores disseram que NÃO queriam uma ANC, Maduro deixou claro seu caráter autoritário ditatorial, contrastando flagrantemente o que dizem Gleise Hoffmann e Mônica Valente nessa resolução do FSP.

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE) havia cancelado as eleições para governador e vereadores que deveriam ocorrer em 2016, alegando que não havia tempo nem verba suficiente para bancar o evento, do mesmo modo que na Consulta Popular organizada e realizada pela oposição, mas teve mais que o suficiente para organizar em apenas 2 meses e bancar os custos da ANC porque era imperativo consolidar uma monstruosa fraude que garantisse o controle total dos cubanos e da Nomenklatura chavista-madurista no poder.

No último dia de campanha Maduro fez ameaças públicas aos funcionários públicos caso não votassem [abaixo], coisas tais como: ser demitido, perder o direito aos programas sociais e ao cartão que permite comprar mercadorias com preço mais barato. A procuradora Luisa Ortega Díaz anunciou que o Ministério Público abriu um expediente para receber as denúncias que são incontáveis e afirmou: “Por imperativo categórico e mandato das leis, me pronuncio para desconhecer a origem, processo e suposto resultado da imoral constituinte presidencial”.

E no dia da votação o que reinou mesmo foi a violência, a repressão e um saldo de 16 assassinatos, um dos quais um menino de 13 anos e milhares de feridos. Os jornalistas não tiveram direito a acesso aos centros de votação, sendo agredidos e alguns presos pela Guarda Nacional Bolivariana (GNB). Um prédio residencial foi incendiado e não permitiram que chamassem os bombeiros a esposa e filhas do deputado opositor, Simón Calzadillo, foram seqüestradas e levadas ao SEBIM o filho de outro deputado foi seqüestrado dentro de casa. Os centros de votação estavam desertos, havia mais policiais e guardas reprimindo o povo nas ruas e gente nas filas para conseguir pão do que nos centros de votação, entretanto, a reitora do CNE fez um anúncio em cadeia de televisão prorrogando a votação por mais uma hora porque sabia que o mundo inteiro estava vendo o que ocorria e eles precisavam justificar a fraude mais tarde.

O governo reverberava que a participação foi “massiva”, mas a MUD calculou que somente 12% dos eleitores aptos a votar compareceram, perfazendo um total de 2.383.073 votos contabilizados até as 18:00 h. Desses, 25% foram nulos, provavelmente dos funcionários públicos que foram obrigados a votar, mas quando o CNE resolveu anunciar os resultados já passando da meia-noite, ouviu-se o que já era esperado: 41,53% ou seja, 8.089.320 eleitores votaram nos candidatos a assembleístas. A Venezuela possui 19,5 milhões de pessoas aptas a votar, então a pergunta que não quer calar é a seguinte: como num momento 7.505.338 pessoas se manifestam contrárias a participar de uma farsa ilegal e inconstitucional, e depois o número dos que apóiam é maior? A explicação para essa rotunda mentira é que, segundo o Art. 348 do Código eleitoral, para que uma eleição seja validada é necessário que 15% dos eleitores votem e Maduro sabia que não havia conseguido!

O resultado desse crime eleitoral e constitucional foi o rechaço e desconhecimento de vários países que se manifestaram mesmo antes da divulgação dos resultados. Os Estados Unidos encabeçaram a lista, ainda na semana passada, sancionando 13 altos funcionários do governo, dentre os quais Tibisay Lucena, reitora do CNE, Tarek William Saab, Defensor do Povo, Elias Jaua, ex-vice presidente, e os comandantes da Guarda Nacional, Polícia e Forças Armadas, bloqueando bens, congelando contas e cartões de crédito, proibindo qualquer contato pessoal ou comercial com eles, além do cancelamento do visto e da proibição de entrada no país. Aos USA somaram-se, adotando as mesmas restrições, Canadá, México, Colômbia, Peru e Panamá. A União Européia, a ONU e o MERCOSUL também rejeitaram e desconheceram a ANC assim como Brasil, Argentina, Paraguai e Espanha.

Em fevereiro deste ano o Escritório de Controle de Bens Estrangeiros do Tesouro dos Estados Unidos (OFAC na sigla original) já havia sancionado com as mesmas medidas a Tareck el Aissami, vice-presidente da Venezuela, Freddy Bernal, Hugo Carvajal, Henry Rangel Silva, Ramón Rodríguez Chacín por narcotráfico conhecido como o “Cartel dos Sóis” além de 13 magistrados, e hoje Maduro foi incluído na lista. Em pronunciamento no fim da tarde do dia 31, o Assessor de Segurança Nacional dos Estados Unidos, H. R. McMaster, disse de Maduro e da votação de ontem: “As eleições ilegítimas da Venezuela confirmam que Maduro é um ditador que menospreza o desejo dos venezuelanos”.

Mais sanções contra Maduro e sua ditadura criminosa virão de todos os cantos do mundo, e na Venezuela a oposição se fortalece numa luta que entra no quinto mês com um saldo de 126 mortos, mais de 1.000 presos políticos e centenas de feridos. Eles prometem não parar. Só quando derrubarem esse regime assassino e tiverem de volta a liberdade e democracia no país. É um bravo povo, que resiste e, como Davi, enfrenta um Golias demoníaco. Maduro e o FSP fracassaram, embora ainda resistam. Mas não será por muito tempo Que Deus abençoe a Venezuela!

 

Graça Salgueiro, escritora e jornalista, é autora do livro ‘O Foro de São Paulo – A Mais Perigosa Organização Revolucionária da América Latina‘, e apresenta o programa Observatório Latino, na Rádio Vox.

 

 

  • Osvaldo Pereira Júnior

    Parece que o ex-Capitão do exército venezuelano Caguaripano Scott conseguiu fugir com centenas de fuzis AK-103 além de mais algumas outras armas leves para a floresta com alguns colaboradores durante o assalto ao forte Paramacay.

    Tem aparecido muitos videos no youtube que essa resistência já está treinada e até criou um nome para a operação que foi batizada de Operação David.

    Resta saber se esses rebeldes são de direita mesmo ou apenas uma dissidência do chavismo.

    De qualquer forma torcemos para que esses rebeldes cresçam em número e que assim seja possível os Estados Unidos enviar cada vez mais armas pela fronteira colombiana ou mesmo pela fronteira brasileira.

    Na situação que a Venezuela se encontra qualquer coisa é melhor que o Maduro, até mesmo chavistas mais moderados.

  • Brava gente venezuelana! Que Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, abençoe a Venezuela.

  • Robson La Luna Di Cola

    Quais são as alternativas REAIS para o governo Maduro? Uma ditadura militar, tão ou mais sangrenta quanto este governo bolivariano? Um governo entreguista “liberal”, padrão Dórico-Temerário? Que vai vender o país para o grande capital internacional? Inclusive as reservas de petróleo, para a ExxonMobil? Não adianta! Países como a Venezuela sempre vão trocar a droga pela desgraça!

    • fbl

      Ja pensou se o “grande capital internacional” for quem banca esse tipo de revolução como a de Cuba e agora da Venezuela? Não seria o máximo se por debaixo desse socialismo todo tivesse um forte capitalismo de estado para beneficiar seus financiadores e o grupinho atrelado ao partido ditador, como é regra em todo regime comunista?

      • Rafael

        Regra em toda ditadura.

        • fbl

          De um exemplo.

          • Rafael

            A própria ditadura brasileira, um forte capitalismo de estado para beneficiar seus financiadores e o grupinho a eles atrelado.O mesmo em toda a AL.O mesmo nas “democracias” latinas.

          • fbl

            Qual ditadura brasileira? De qual período vc ta falando? Cuidado para nao generalizar a corrupção para todos os “governos” e beneficiar justamente os mais corruptos, como o do PT por exemplo foi (pode incluir PSDB, PMDB, e todas as outras porcarias esquerdistas que tivemos de 85 pra cá) Isso é tudo que eles querem para relativizar tudo e deixar todos iguais para o otário do eleitor.

          • Rafael

            A última de 64, modelo que permaneceu em boa parte da democracia.

          • fbl

            1964 tivemos um contra-golpe das nossas FA para que pessoas como vc hj tivessem seu telefoninho celular e outras benesses do capitalismo ao invés de viver numa ditadura comunista como a de Cuba. O nome disso foi governo militar e nao foram eles que criaram o sistema corrupto que infesta hj o país. Pegue livros sobre o comunismo pra ler (que nao sejam os da escola) e sobre o regime militar que obviamente tb nao sejam os com a estorinha que o MEC e a globo contam hoje. Leia Verdade Sufocada por exemplo. Leia sobre o surgimento da new left nos EUA e veja pq chegamos aonde chegamos. Ou entao passe a ler o brasil 247 pq tvz lhe agrade mais.

          • Rafael

            Ah contra outra cara, houve ampla corrupção no período militar, as construtoras do país, entre elas a Odebrech faturavam milhões e tu acha que não existiu corrupção? Vc acha que as estruturas corruptas do país surgiu com o PT? Tu acredita mesmo nisso?E as malas de dinheiro que jorraram para os apoiadores do golpe?E ainda acha as FA instituições imaculadas?De outro ponto? Ditadura comunista?Implantada por quem? Pelo latifundiário Jango?Não entendo porque a direita brasileira se vê na obrigação de defendr um regime ditatorial, e pior, ainda se dizem a favor da democracia.

          • Israel M Z

            Porra, caralho ou tu é burro como uma porta de tanto ler Folha de São Paulo ou acha que eu sou burro de cair nessas armadilhazinhas retóricas de estudantezinho universitário brasileiro. Lá vou esticar meu saco em conjunto com os amigos, pra dividir a cruz de agüentar um viado enrustido como você: nunca escrevi nada do que você argumenta (uma doença típica de esquerdote doente mental brasileiro, me acusando por aquilo que nunca escrevi), apesar de enxergar nitidamente muitos enganos que você escreve ao negar fatos históricos documentados, misturando neles com algumas pequenas verdadezinhas – para dar credibilidade a esses coliformes fecais ampliados que você teima em achar que são pensamentos. Não sei como ser mais objetivo do que no outro post, mas vou tentar: VAI TOMAR NO SEU CU. Entendeu agora?

          • Rafael

            Você montou um esteriotipo na sua cabeça e está brigando com ele.Tipos como vc são uma vergonha para a direita.

          • Israel M Z

            Eita exercício de paciência sem fim… o que não faço para tentar salvar umas almas?
            Realmente havia estereotipado um pouco você devido a sua prática insistente de misturar mentiras ralés com alguns poucos argumentos válidos, achando eu que com isso você pretendia plantar algumas dúvidas nos corações hesitantes (caso seja de fato um esquerdopata ativo) ou por simples e mera ignorância carregado pelo intenso fluxo de merda que escoa nos discursos acadêmicos brasileiros, na mídia e afins.
            Mas, confesso que me arrependo, pois no meu estereótipo você ao menos era um POUCO masculino. Você pelo contrário é tão afeminado que quando ofendido diretamente por outro homem, faz ares de superioridade intelectual e aproveita a me incluir num estereótipo de direita, no qual pretensamente ofendo devido a minha tão incrível pequenez espiritual.
            Daqui em diante não vou mais chamá-lo pelo nome, pois é um belo nome que evoca os mais profundos sentimentos cristãos que em mim habitam. Daqui em diante chamarei você pelo apelido carinhoso que crieI de PASTEL DE ESTRUME. E o faço com medo de ofender a classe daquele material que escorre do orifício anal das vacas.
            Caro senhor Pastel, em resumo o senhor não serve para juiz de disputa de punheta – quanto mais a julgar se envergonho ou não a sua tão temida “direita”.
            E como ainda compadeço de sua tão grande miséria, reforço VAI TOMAR NO SEU CU.

          • Rafael

            Israel, Israel, para de brincar na internet e presta atenção na aula ai da Tia na 4ª série B que vc estuda.

          • Israel M Z

            Pastel, não me decepcione! Ou tome a postura de um rival e ofenda-me como um homem ou por favor TOME NO SEU CU como eu lhe pedi.
            E quando estiver TOMANDO NO CU, pois já suponho claramente que você não passa de um acadêmico abjeto, um mero instrumento na imbecilização das massas, por favor encontre alguma sinceridade intelectual e reflita à possibilidade real de você ser um bosta muito maior do que imagina. Nessa sinceridade revigorante podes descobrir um Novo Mestre e salvar tua alma. Quem sabe de lambuja, no meio do caminho não arranjas um sentido de vida e através do seu trabalho quiçá até saia da casa da mamãe.

          • fbl

            Vc é burro mesmo ou vive atrelado a uma teta em algum governo esquerdista? Nao se pode comparar o tamanho da corrupção imposta pela PT ao Brasil para se manter no poder com toda essa historinha que vc acha q existiu pq alguem te falou que existiu no governo militar, provavelmente algum vagabundo comunista que tentou propagar a revolução armada e se fudeu. Se as FA fossem corruptas assim, teriam se perpetuado no poder, era a coisa mais fácil do mundo para um exército. Outra coisa, permitiram dois partidos opositores de existirem e permitiram que comunistas se infiltrassem ainda mais nas universidades para fazer a cabeças de jovens idealistas (e um pouco burros) para que esses fossem futuramente ao
            mercado fazer a cabeça de pessoas como vc, que fala um monte de merda e nao se da o trabalho de estudar nada diferente do que o MEC e a Globo lhe enfiaram goela abaixo a vida inteira. Na decada de 60 e ate 75 tivemos diversos grupos guerrilheiros que fizeram de tudo (roubos, assassinatos de civis e militares, justiçamentos e atos terroristas) para implantar um regime socialistas nos moldes de cuba, bancados por cuba e união soviética principalmente. Nao fossem as FA, vc nao estaria ai teclando essas merdas todas do seu celular ou computador. Ou vc acredita que em cuba se vive com liberdade e com um mercado de consumo forte? Provavelmente nao entende P nenhuma de KGB e nem do Ministerio del Interior de Cuba. Jango foi um presidente agitador de sindicatos e greves (e os burros nao aprenderam qundo reelegeram lula), vivia em contato direto com cuba e união soviética e era um comunista pronto para executar a mesma coisa que chaves e agora maduro acabam de fazer na venezuela. Se vc é incapaz de estudar antes de vir ao site serio desses dar essas opiniões idiotas com base na sua formação esquerdista, com base na história deturpada por quem chegou ao poder graças às FA que permitiram a volta dos inimigos da pátria, nao tem como vc ser levado a sério aqui. Ditadura é oq acontece em cuba a decadas e o que acontece agora na venezuela, ambas apoiadas pela esquerda brasiliera, em mais uma atitute mal caráter em suas vidas políticas e infelizmente gente muito despreprada tem coragem de apoiar. Vai estudar muleque, ta parecendo um demente falando um monte de merda. Para de ver globo e ler folha de sao paulo e vai procurar saber as fontes de conhecimento que nao tem as mesmas fontes de financiamento dos políticos, MEC, mídia e outras porcaria que devem fazer a sua cabeça. E se nao concorda de forma alguma com as informações divulgadas aqui no site, vai procurar outro que fale a sua língua.

          • Rafael

            Já ouviu falar no escândalo Luftfala? Já ouviu falar no caso Delfin? procura ai no google e verá que muitos desses politicos envolvidos nos escandalos da época continuaram atuantes, alias o próprio Geisel declarou que a corrupção das Forças Armadas” era um dos motivos para começar a abertura, v~e se cresce cara, aquilo lá foi uma ditadura sim, ser direita não necessariamente implica em defender regimes como aquele e beeem menos acreditar em sua santidade.

          • fbl

            E vc acha, cidadão, que o GOVERNO militar foi mais corrupto que nossos governos “democráticos” a partir de 1985? Só se vc for cego ou ter algum interesse na política e discurso de esquerda que domina o país desde essa época. Ser de direita, ser conservador, obviamente que não é preferir necessariamente um governo militar mas com certeza não é apoiar deturpar a história desse período importante de governo militar, fundamental para não sermos hoje (ao menos oficialmente) uma república socialista. Os militares tiveram muitos erros, podem ter tido um ou outro caso de corrupção talvez (que com certeza não foi essa fala inventada que colocaram na boca de Ernesto Geisel). Tem noção do quanto de merda e mentira é propagada por professores marxistas, intelectuais financiados por leis rouanet e de cabecinhas formadas nos guetos comunistas de nossas universidades, grande mídia comprada via BNDES e anos de parceria com os terroristas que chegaram ao poder? Transformam terroristas em heróis da democracia e heróis em criminosos, vide por exemplo essas besteiras que vc repete sobre o governo militar e o que se ataca à PMERJ sem analisar os porquês e a realidade que estão inseridos. Generalizar e levar quem te defendeu a ser igualado aos bandidos que passam a mão na sua carteira e na sua bunda todo dia no Brasil de hoje, é jogar contra vc mesmo, é jogar contra quem defende e defendeu a nação e apoiar quem levanta bandeiras vermelhas de luta de classes, de guerrilha, de comunismo, de genocídio, de um sistema que jamais deu certo em lugar algum do mundo nem nunca dará pois se baseia em uma utopia que na prática só leva uma nomenklatura ao poder e dinheiro. As FA, com as idéias daquela época, optou por aumentar o estado, criando varias estatais e departamentos de estado e acabou no final das contas até ajudando a esquerdalhada comunista de hoje a criar esse imenso câncer do estado pesado, super lotado de organismos estatais pouco produtivos e verdadeiros antros de corrupção e desvio de dinheiro, do jeito que comunista gosta para se manter no poder. E de quebra ainda possibilitou criar antros de funcionarismo público militante. O PIB durante o governo militar chegou a ter crescimento de 12%, apesar do protecionismo. Mas o contra-golpe e governo militar foi necessário naquela época (vai ler um livro que nao seja do MEC, ja lhe falei…) para aniquilar os grupos terroristas comunistas e para mais uma vez lhe falar que se não fossem eles, vc nao estaria com seu telefoninho celular e outras maravilhas do capitalismo para bancar de socialistinha caviar atrás da tela. Vai estudar cara. Sai da matrix e para de encher o saco de quem não vai compartilhar da sua visão esquerdista.

          • Rafael

            Não disse isso, só disse que a corrupção não tem ideologia, isso é óbvio e ululante.mas vc na sua visão míope que enxerga comunismo em tudo,fica defendendo uma ditadura e acreditando nas suas mentiras.

          • fbl

            Rapaz, se vc não enxerga que se país é dominado a décadas na política, na cultura, no jornalismo e na educação por ideologias comunistas/socialistas (esquerda), quem tá muito cego é vc. Apesar de te contarem que isso não existe mais, justamente para lhe fazer pensar que o problema do país não é esse e que vivemos numa democracia onde os partidos tem diferentes visões da política, a realidade não é essa. Quem ta precisando ler mais esse site (pelo visto não ta adiantando nada pra vc) e estudar mais livros fora da caixinha do MEC é vc para enxergar melhor. Vc ta acreditando na estorinha da TV e que seu professor lhe contou, sem provavelmente nem estudar a fundo quem transformou $$$ nossas instituições de ensino e canais comunicação ao longo do tempo e por que fizeram isso. O dia que pensar em estudar mais a fundo isso, talvez entenda pq lavaram sua cabeça dessa forma. Não apoio ditadura nenhuma mas não vou falar bosta sobre o período do governo militar, que já lhe expliquei por alto e que mais uma vez lhe sugiro ler Verdade Sufocada e Orvil por exemplo, dois livros contam a outra versão da história, a versão dos que defenderam o país e a sociedade brasileira e foram atacados posteriormente sem poderem se defender de igual pra igual nas TVs e nos jornais, para que tome suas próprias conclusões sobre esse período da história do Brasil ao invés de repetir o discurso de quem teve motivos $$$ para deturpar a história e contar mentirosa versão dos perdedores para o brasileiro médio, não muito afeito a estudar ou infelizmente limitado pelo próprio estado e pela grande mídia nacional, que fazem toda questão de deixar o povo preso dentro desse conto de araque.

          • Rafael

            e vc não enxerga que seu país é dominado a décadas na política, na cultura, no jornalismo e na educação por ideologias comunistas/socialistas (esquerda), quem tá muito cego é vc.”
            Isso não passa de teoria da conspiração, a estrutura que sustenta o poder no país está longe de ser comunista, socialista ou o que for, só para te dar um exemplo real, o governo que MENOS fez pela reforma agrária( pauta cara à esquerda) e teve um estouro nas mortes de ativista no campo foi o deposto, o qual lunáticos como o senhor acham ser de extrema- esquerda. Quem dera se vivêssemos em uma democracia com partidos de diferentes isões politicas, o fato é que todos são balcões de negócios, simples balcões de negócios.
            Verdade Sufocada e Orvil são panfletos, é uma leitura curiosa, mas os fatos históricos não os sustentam, essa conversa que os militares salvaram o país do comunismo é uma mentira crassa, mantida a democracia, essa vertente nunca iria se criar nessa terra de coronéis.
            A grande questão desse país está além de ideologia, são grupos disputando o poder, o cofre do estado, quiçá os partidos e políticos desse país tivessem alguma cultura ideológica, fico imaginando um Bolsonaro que tenha lido Burke ou mesmo um Lula que tenha lido Marx, infelizmente não existe, todos disputam o poder pelo poder, ou melhor pelo dinheiro.

          • fbl

            Foro de São Paulo então é teoria da conspiração ne? Ta serto. Globalistas são teorias da conspiração e as os políticos agem de forma independente, sem responder (serem financiados) por nada (grupos) muito mais poderoso do que eles? Ta serto…. Que o mundo é orientado por dinheiro isso é muito claro, mas quais são os grupos, famílias e pessoas que comandam o mundo e financiam políticas e ideologias é que alguns como vc infelizmente ficam nesse prisão mental de achar teoria da conspiração. O PT não fez reforma agrária pq nao tomou o poder em definitivo como Maduro fez com a Venezuela, o PT não teve peito e nem apoio para isso além do que, sempre rolou muita grana para terem seus instintos marxistas refreados e tocarem uma política mais Fabiana por muito tempo, o que não os deixa sem o chapéu socialista. E mais, quanto maior o caos social melhor para quem se alimenta dele e dos ideais revolucionários. Tem muita gente ganhando grana tocando milícias de sem isso e sem aquilo pelo país, servindo de ameaça à ordem e à propriedade privada. Pense mais macro e verá que esses políticos que comenta não passam de soldadinhos e sim, seguem orientações que os fazem por exemplo socialistas ou não. Já parou pra pensar se quem detém o poder e dinheiro do mundo vai querer ficar exposto às variações de mercado? É muito melhor fomentar o socialismo e ter países a mercê deles (capitalismo de estado), por exemplo. Os políticos e outras figuras como a mídia e seus formadores de opinião não passam de soldadinhos para algo com objetivo muito maior. Fique com sua visão que eu fico com a minha. Seria interessante saber o que um cara como vc iria pensar se caísse numa situação como a dos venezuelanos que viram a tal democracia seguir seu caminho nas artimanhas jurídicas chavistas (sem interferência de um exercito patriota) até cair numa ditadura socialista para ver a quem iria implorar socorro. Agora chega que acabou meus estoque de palmas pra maluco dançar.

          • Rafael

            Rapaz, o clubinho do Foro de São Paulo só é levado a sério por gente como você, a esquerda está em retração no mundo todo, existe apenas em Cuba e na Coreia do Norte em sua organização mais tradicional, no restante do planeta ela está apegada a pautas de cosutmes, longe das fábricas, favelas, igrejas, disputando cargos na estrutura estatal, se o Foro de S. Paulo e a esquerda tivessem alguma importância no mundo de hoje ( e no Brasil) o PCO e PSTU teriam crescido, o minstro da agricultura seria o Stédile e Hadad seria reeleito, etc, etc, etc
            O PT não fez a reforma agrária porque está associado ao agronegócio, ou seja, quem tem dinheiro no país atualmente, o governo dele alias foi todo voltado aos bancos e agronegocio.
            Também cansei, encerro por aqui, fica ai no seu mundinho da imaginação enxergando comunista até na própria sombra.

          • fbl

            Cara como vc é desinformado. Lula fundou o foro de SP com fidel castro, pra começar a conversa, com estimulo $$$ de capital internacional para fomentar o crescimento da esquerda na AL seu animal. Ja ouviu falar de uma coisa chamada geopolítica, comece a ler. PCO e PSTU sao partidos nanicos de apoio ao PT e com visao bem mais radical, servem para fazer o papel sujo de sindicatos e criação de “minorias” revoltosas. Stedile ganhou muito poder e visibilidade após o foro de SP e haddad chegou à prefeitura da maior cidade do país. Quer continuar se atualizando pela folha de SP continue na farsa. O site aqui nao ira bater jamais com seu pensamento bitolado.

          • Rafael

            Isso é prática de qualquer governo, como já disse. A realidade mostra que a esquerda como um todo está derrotada no continente e no mundo.

          • fbl

            Se vc não consegue de forma alguma enxergar que praticamente todos os políticos, partidos e governos que tivemos no brasil tem viés de esquerda ou no maximo centro esquerda fica difícil. A mesma coisa vale para a social democracia que domina as lideranças europeias. E ser de esquerda significa promover o aumento do estado (impostos, controle sobre tudo e sobre todos, inclusive o que as pessoas podem ou devem pensar, desestimulo ao catolicismo, estímulo à imigração, propagação infinita do politcamente correto, etc) ao contrario do que as pessoas de direita tendem a pedir o oposto. Com isso da pra ver que a esquerda nao ta morta e nem parada de forma alguma. O que pode estar fingindo de morto e parecendo aniquilado é o comunismo nos moldes da segunda metade do seculo XX. O socialismo que vivemos, a longo prazo vai nos levar a algo ainda pior. Isso é esquerda. Mas chame de efeitos do globalismo ou oq vc quiser. Nao se se percebeu mas esse site nao combina com sua forma de ver o mundo. Seria melhor migrar para o site do Uol ou do brasil 247 por exemplo. Fernando Henrique Amorim tb pode vir a falar a sua língua.

          • Israel M Z

            Vejo aqui campeões de resistência no saco, que se dão ao trabalho de responder esses montes de merda como Rafael. Rafael, vou lhe escrever esperando a salvação de sua alma (digo-o honestamente): pare de fingir que é inteligente escrevendo puerícias como “Não sei como Cuba ainda não dominou os EUA, é muito poder para uma ilha só.” e vê se toma jeito de homem rapazote. Como um grande mestre uma vez me ensinou: enfia um dedo no cu e o outro na boca e fica trocando eles – mais rápido do que você imagina você vai entender sua natureza.

          • fbl

            Nessa argumentação o cara se entregou legal. Parece o típico idiota útil de universidade. Deve andar com camiseta do che guevara rsrs

          • Israel M Z

            Fato! kkkkk Aposto que fica peidando embaixo da coberta pra ficar com tudinho pra ele…

          • fbl

            Deve mesmo. Ta preso na matrix do MEC e da Globo e não consegue ver nada além. Melhor ignorar mesmo. Deixa ser sodomizado mentalmente pelo tio comunista da universidade.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Capitalismo de estado é o que o PT tentou construir durante o governo lula e dima.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            A ditadura militar brasileira foi tão cruel que permitiu que grande parte dos inimigos políticos fugissem para o exílio, além de permitir também a existência de dois partidos políticos ideologicamente opostos e claro permitir que toda a população de bem possui-se armas de fogo. Sem contar as universidades e veículos de mídia todas nas mãos da esquerda em praticamente todo o período militar

            Me diga agora qual ditadura no mundo permite ou já permitiu essas coisas?

            O que houve no Brasil foi ditamole e não ditadura. Se fosse mesmo uma ditadura não existiria nenhum petista vivo hoje.

    • Eduardo Prestes

      O “grande capital internacional” criou toda a indústria automobilística brasileira, que trouxe imensos benefícios econômicos ao Brasil. A venda de petróleo para as nações industrializadas fez da Arábia Saudita um dos países mais ricos do mundo. O capitalismo criou países como a Suiça, Canadá, EUA, etc. Já o marxismo matou 150 milhões de pessoas em repressão política, para criar tiranias como Cuba, Venezuela e Coréia do Norte. O capitalismo sempre foi a verdadeira utopia libertária.

      • Robson La Luna Di Cola

        Depende em qual ponta você está. Na época da Revolução Industrial, é maravilhoso ser o dono da fábrica, usando fraque e cartola, embarcando em uma charrete folheada em ouro, feita com madeiras nobre. Mas e a senhora com seu filho de 10 anos, que trabalharam durante 14 horas em um ambiente insalubre, e correndo riscos de serem devorados pelas máquinas de produção? Que depois do expediente, vão caminhar vários quilômetros para chegarem até o casebre no gueto onde moram? E a MO semi-escrava nos países do Oriente, para atenderem as Big Corpos produtoras de instrumentos elétricos e eletrônicos? Prefiro ser o Bill Gates… O capitalismo é uma maravilha, mas para os capitalistas, e para os burguesotes que os assessoram

        • Eduardo Prestes

          Os donos de empresas não vão nas casas das pessoas para obrigá-las a trabalhar. As pessoas é que procuram voluntariamente as empresas atrás de trabalho. No tempo da revolução industrial, os pais é que levavam os filhos para trabalhar na indústria, onde teriam comida e uma chance maior de sobrevivência. Na Inglaterra do séc. XVIII, apenas 25% das crianças conseguiam ultrapassar 4 anos idade. No campo, morriam de fome e doenças. Foi a revolução industrial e o capitalismo que possibilitaram a melhoria nas condições de trabalho.

          • Robson La Luna Di Cola

            Se você não tem opções, acaba indo, mesmo. A Revolução Industrial criou também a Tecnologia da Morte. A partir de então, o número de mortes nas guerras passaram para dezenas de milhões. Veja as duas guerras mundiais. Adeus. Não precisa responder minha resposta. Vou ler Machado de Assis. Versão impressa. Tecnologia do Século XV.

          • Newton (ArkAngel)

            “Os proprietários das fábricas não tinham poderes para obrigar ninguém a aceitar um emprego nas suas empresas. Podiam apenas contratar pessoas que quisessem trabalhar pelos salários que lhes eram oferecidos. Mesmo que esses salários fossem baixos, eram ainda assim muito mais do que aqueles indigentes poderiam ganhar em qualquer outro lugar. É uma distorção dos fatos dizer que as fábricas arrancaram as donas de casa de seus lares ou as crianças de seus brinquedos. Essas mulheres não tinham como alimentar os seus filhos. Essas crianças estavam carentes e famintas. Seu único refúgio era a fábrica; salvou-as, no estrito senso do termo, de morrer de fome.

            É deplorável que tal situação existisse. Mas, se quisermos culpar os responsáveis, não devemos acusar os proprietários das fábricas, que — certamente movidos pelo egoísmo e não pelo altruísmo — fizeram todo o possível para erradicá-la. O que causava esses males era a ordem econômica do período pré-capitalista, a ordem daquilo que, pelo que se infere da leitura das obras destes historiadores, eram os “bons velhos tempos”.” – Ludwig von Mises

    • Rafael

      Que droga Robson, sempre comentando na frenteBom, só me resta fazer coro ao seu comentário.

      • Robson La Luna Di Cola

        Rafael, quando estou triste e amargurado, venho até esta página para dar risada dos liberais Poliana que abundam por aqui!!!!

    • Osvaldo Pereira Júnior

      É graças ao grande capital internacional que foi possível o desenvolvimento comercial da internet proporcionando assim que você pude-se falar besteiras por aqui.

      • Robson La Luna Di Cola

        Venho nesta página para me divertir com os liberalzotes Poliana que abundam por aqui. Não precisa responder esta mensagem. Encheu o saco. Vou ler Machado de Assis. Adeus, burguesotes.

  • Rafael Nascimento

    Só Deus pode salvar a Venezuela. Que seu povo não perca a fé!

  • Luiz F Moran

    Quando o mal triunfa – mesmo quando este mal não esteja te afetando diretamente – ele se acaba por se multiplicar tal como uma célula cancerígina, e, mais cedo ou mais tarde, termina afetando diretamente a todos: egoístas, alienados, covardes e também àqueles que não mereciam.

  • Rafael

    Não sei como Cuba ainda não dominou os EUA, é muito poder para uma ilha só.

    • Osvaldo Pereira Júnior

      O negócio tem que ser devagarzinho. Primeiro domina países pequenos como Nicarágua, Bolívia, Equador e Venezuela para depois dominar Mêxico, Chile, Argentina e Brasil para somente depois pensar em dominar os Estados Unidos.

      O próprio Lula, em várias ocasiões,já afirmou, por exemplo, que ele e o então presidente Hugo Chávez caminhavam na mesma direção, mas enquanto o venezuelano ia de Ferrari a 200 km/h, o petista dirigia um fusquinha a 60 km/h. Os obstáculos ao bolivarianismo no Brasil são maiores. O destino almejado, porém, é o mesmo.

      Ainda não somos a Venezuela pela maior resistência de nossas instituições que por piores que pareçam ser são mais sólidas que a de muitos paises menores do continente.

      Se para dominar o Brasil já é bem mais complicado imagine os Estados Unidos.

      • Luiz F Moran

        não se esqueça do pai da criança: FHC, o mais inteligente e perigoso de todos esses desgraçados.

        • Osvaldo Pereira Júnior

          Sim, o FHC é o fabiano do diálogo interamericano. Outra ponta da estratégia das tesouras.

          Se o Foro de São Paulo é o QG do eurasianismo na america latina, o diálogo interamericano é o QG do globalismo ocidental por aqui.

    • Danilo Dalla Vecchia

      É obvio que com ajuda politica e financeira de nove dedos , Fidel , FHC (sem esquecer da orquestra foro de são paulo ) , há o Putin também . parece que tudo fica ‘más tranquilo’ .

  • Fernando Menezes

    Com as notícias que recebemos da Venezuela diariamente, creio que seja certo dizer que aquele país somente se livrará da praga bolivariana por meio de uma guerra civil. Provavelmente não haverá ajuda de outros países e o psicopata Nicolas Maduro parece ignorar sansões externas. Estando a Venezuela quebrada, Maduro recebeu ajuda dos Russos para comprar 500 mil espingardas com as quais armou suas milícias e coletivos. Os resultados já são bem visíveis: centenas de mortos e feridos à bala. Que o perrengue pelo qual passam os venezuelanos sirva ao menos de lição para o Brasil. Onde a praga comunista se instala, só espere desespero e morte. Dilma ainda tentou por em prática a criação de coletivos no Brasil com seu dereto bolivariano 8.243. Felizmente, esse lixo não passou.

  • Flavio Ribeiro

    Bloqueei o babaca que gosta de ler machado de assis… encheu o saco…

  • Daniel Robert

    Maduro Bom, é Maduro que já caiu de podre.

  • Phillip Garrard

    Venezuela precisa da ajuda do mundo livre!!! O Brasil tem dever moral de ajudar a Venezuela a sair dessa, afinal, o bandido Lula foi um dos fiadores desse regime de assassinos implantado na Venezuela!

  • Miguel Gonçalves

    Esse governo Maduro é um tirano maligno. Meu apoio e orações pelo povo de bem da Venezuela!!

  • Danilo Dalla Vecchia

    Maduro o chefe do narco-comunismo e sua casta , deveriam ter o mesmo fim do Saddam Hussein , só que publicamente .

  • Iason Souto

    Pobre Venezuela! O povo resiste sozinho, e o acovardado ocidente se limita a emitir declarações de ilegalidades no processo eleitoral, o único que poderia realmente intervir seria Donald Trump, mas infelizmente nesse aspecto Trump está sozinho, não teve nem o apoio brasileiro para uma intervenção militar que seria o cheque mate no ditador venezuelano.