1. Colunistas
  2. Cultura
  3. Destaques

30 ensinamentos de Olavo de Carvalho para começar a semana um pouco mais inteligente

4 de dezembro de 2017 - 14:24:31

Por Marlon Belotti.

 

Trinta ensinamentos do filósofo Olavo de Carvalho para você começar a semana um pouco mais inteligente:

1- O tempo é a substância da vida humana. O dinheiro que se perde, ganha-se de novo. O tempo, nunca.

2- Um homem maduro é aquele em cuja alma todos os sentimentos e emoções – ternura, ódio, esperança, pressa, indiferença, todos eles – são balizados pela consciência da morte.

3- Não prostitua a sua personalidade em troca da aceitação pelo grupo. É um preço muito alto a ser pago.

4- O mistério da existência não é dado a qualquer um, mas para aquele que dá tudo e mais alguma coisa em troca de obtê-lo.

5- O medo de enxergar o tamanho do mal já é sinal de submissão ao demônio.

6- Aquilo que é nobre e elevado só transparece a quem o ama.

7- Quando você vê um casal bonito e fica sinceramente feliz com a felicidade deles, é sinal que Deus o está ajudando de muito perto.

8- Deus perdoa os adúlteros, os mentirosos, os ladrões e até os assassinos, mas não perdoa quem não perdoa. Posso estar enganado, mas suspeito que no inferno há menos adúlteros do que cônjuges virtuosos que lhes negaram o perdão.

9- A mais perfeita forma de amizade somente é possível para aqueles que buscam a Verdade. Pessoas mundanas, por melhores que sejam, jamais conhecerão a dimensão espiritual de um verdadeiro amigo.

10- Se um pai conseguir educar uma criança até os cinco anos sem nunca fazê-la chorar, ela vai amá-lo, respeitá-lo, admirá-lo e obedecê-lo pelo resto da vida.

11- As pessoas que mais se angustiam na vida são aquelas que padecem de uma desesperadora falta de problemas.

12- O capital intelectual é o que define o destino das nações.

13- A paciência é o começo da coragem. E é mesmo. Se você não consegue sofrer calado, sem choramingar nem amaldiçoar o destino, muito menos vai conseguir agir certo quando surgir a oportunidade.

14- O amor é sobretudo um instinto de defender o ser amado contra a tristeza.

15- As portas do espírito só se abrem à perfeita sinceridade de propósitos.

16- Não há ingenuidade maior do que querer parecer esperto.

17- O que você quer ter sido quando morrer?

18- O Brasil só tem DOIS problemas: uma incultura MONSTRUOSA e a ânsia do brilho fácil.

19- Pare de propor soluções nacionais, seu filho da puta. Faça algo para se educar e educar as pessoas em torno.

20- Não existe caminho das pedras. O Brasil só pode ser melhorado cérebro por cérebro.

21- Já expliquei mil vezes: Não tenho nenhuma solução para os problemas nacionais, mas tenho algumas para você deixar de ser burro.

22- Estudar pouco e discutir muito é a desgraça do brasileiro.

23- À medida que vai se empoderando, o sujeito sai logo enfoderando todo mundo em torno.

24- O comodismo conservador é tão obsceno quanto o fanatismo esquerdista.

25- A moral burguesa só se preocupa com pequenos deslizes sexuais porque é covarde demais para enxergar os grandes crimes do satanismo universal.

26- Ser jovem é uma doença que o tempo cura.

27- Em grego, “idios” quer dizer “o mesmo”. “Idiotes”, de onde veio o nosso termo “idiota”, é o sujeito que nada enxerga além dele mesmo, que julga tudo pela sua própria pequenez.

28- Quanto ao politicamente correto: só crianças acreditam que mudando o nome de algo, ele passa a ser o que elas desejam.

29- O Brasil é o país em que famílias de bandidos mortos em conflito de facções nos presídios tem o direito a uma indenização do Estado e as vítimas destes mesmos criminosos da sociedade não faz jus a nada.

30- A vocação é algo para o qual você tem uma resistência específica. A minha resistência específica é a burrice humana.

 

 

  • Osvaldo Pereira Júnior

    1-Tem vidinha mais medíocre do que daquele sujeito que trabalha igual a um cavalo para fechar as contas do mês ao mesmo tempo que não se lembra quando foi o último livro que leu ou quando separou um tempinho para adquirir cultura? Infelizmente essa é a realidade de grande parte do povo brasileiro.

    2- Um homem que não crê na vida eterna e que não crê que essa vida é apenas uma passagem para a eternidade, ele jamais se tornará um homem maduro. O máximo que ele conseguirá ser na vida é um grande filho da puta de cabelos brancos. Pois como diria Dostoievsky “Se Deus não existe tudo é permitido”, bastando fazer bem escondidinho e obviamente longe dos olhos da polícia. Os canalhas também envelhecem.

    3-Se você sempre busca ser aquele cara legal do grupo eu sinto muito mas você está errado. O máximo que você conseguirá com isso será comer algumas putinhas tão vazias como você, mas por outro lado estará sacrificando a coisa mais sagrada e valiosa que existe em um homem. A sua personalidade e a busca implacável pela verdade.

    4-Buscando a verdade, tendo fé, orando e procurando fugir da tentação do demônio um dia você chegará na chamada “noite do espírito” ao qual o Padre José Fortea se refere em seu livro Summa Daemoniaca. Então entenderá o que é crescer espiritualmente como cristão.

    5-Esse medo de tratar o mal como mal permitiu a ascensão de Hitler, Lênin, Stálin, Mao, Pol-Pot e etc. O custo dessa irresponsabilidade? Cerca de 150 milhões de vidas.

    6- Se o sujeito não acredita na graça de Deus, na busca pela verdade e etc, tudo em volta dele será trevas mesmo naqueles dias mais ensolarados. Os olhos podem até estar enxergando a luz solar mas a alma só vê trevas.

    7- Acreditem, muitas pessoas conseguem a façanha de terem inveja até mesmo disso.

    8- Não confundirmos o perdão com se conformar em ser corno-manso. Perdoar é uma coisa, virar corno-manso é outra. O inferno também está repleto de gente praticante da tal modinha apelidada de poliamorismo.

    9- Para pessoas mundanas um amigo se resume a frequentar churrasco, jogar futebol e emprestar dinheiro. Amizade verdadeira e que vale realmente a pena é algo extremamente raro e precioso, e portanto se você deu a sorte de encontrar uma de valor a ela como se tive-se encontrado uma pedra de diamante. Não perca seu precioso tempo com filhos da puta mundanos. Um bom livro ou um passatempo qualquer tem muito mais valor.

    10- Ou seja, o bom pai é aquele que consegue o respeito de seus filhos e não o medo. É possível temer algo e não respeitá-lo da mesma maneira que é possível respeitá-lo sem temê-lo.

    11- Como já diz um antigo ditado popular “cabeça vazia é oficina do demônio”. Por isso ricos também se suicidam. O dinheiro ajuda e muito, mas se você não tiver Deus no coração,juízo e saúde o dinheiro se tornará em uma verdadeira bomba-atômica nas suas mãos. Poderá destruir você e outras pessoas a sua volta.

    12- Por isso que o Brasil está literalmente ferrado e precisará de pelo menos um século para conseguir capital suficiente. Boa sorte para nossos netos!

    13- Tem coisa mais irritante do que um sujeito reclamão? Se você vive reclamando, perderá a concentração e o foco necessários para resolver os problemas que precisam ser resolvidos. Como diria outro ditado popular “roupa suja se lava em casa!”. Não leve seus problemas pessoais para o público.

    14- Não precisa ser palhaço para acabar com a tristeza de ninguém. Se esse alguém então for a sua amada esposa, basta amá-la e pagar as contas dela.

    16- Não queira bancar o espertalhão no meio de outros espertalhões. Sempre haverá um filho da puta maior do que você. Ao invés de querer bancar o esperto, que tal buscar a verdade?

    17- Quando se morre não se pode querer ter sido mais nada, pois a graça de Deus já não mais existe e sendo assim o arrependimento se torna impossível.

    18- O sonho de todo cabeça de bagre hoje em dia é se tornar um youtuber. Existem algumas exceções de qualidade por lá, mas a imensa maioria se resume a histéricos semelhantes a recém saídos de um hospício.

    19- Como diria o próprio professor Olavo, o mundo seria melhor se não houve-se tanta gente querendo melhorá-lo.

    20- O intelecto no Brasil foi destruído de tal forma que somente um trabalho fenomenal de reconstrução da inteligência poderá reconstruí-lo novamente. E isso levará décadas e será um trabalho de formiguinha.

    21-Quem não tem dinheiro assim como eu para frequentar o curso online de filosofia e deixar de ser burro, então que pelo menos compre uns bons livros.

    22- Antes de opinar sobre alguma coisa que tal ler alguns livro sobre o assunto? Quem dera se isso fosse um costume entre os brasileiros.

    23- O empoderamento do brasileiro é conseguir finalmente ter o direito de enfiar um crucifixo no cú em plena avenida paulista, ao mesmo tempo que perde direitos milenares e essenciais como por exemplo o direito de poder ter uma arma de fogo para se defender de bandidos. Ou seja, o sujeito é empoderado com um direitozinho qualquer achado na privada e em troca o coitado perde direitos importantíssimos, históricos e universais. E o pior de tudo, o desgraçado realmente acha que ficou livre e está abafando.

    24- O conservador que deixa de dizer uma verdade e defender a visão cristã perante ateus bobocas é mais irresponsável do que um esquerdista fanático que só fala bobagens. O segundo pelo menos tem a virtude da coragem.

    25- O mesmo sujeito que se preocupa com a vida sexual dos outros é o mesmo sujeito que faz vista grossa para o harém particular de camponesas pobres forçadas a servirem sexualmented Kim Jong Un na Coréia do Norte ou os estupros coletivos de crianças de Mao-Tsé-Tung na China. As universidade estão repletas desses cretinos e a rede globo então nem se fala.

    26-A juventude é literalmente uma fase de merda na vida de qualquer pessoa pois é aquele momento na vida em que o sujeito não está com nada mas jura de pé junto que está com tudo.

    27- O idiota acha que todo mundo é idiota menos ele.

    28- Não somente crianças mas doentes mentais também.

    29- O Brasil é o país em que políticos sancionam uma lei de porte de armas para eles próprios ao mesmo tempo que sancionam uma lei de desarmamento para aqueles que o elegeram.

    30- Para aqueles que não nasceram com o dom do fácil aprendizado e da rápida obtenção de sabedoria, nada como um bom esforço pessoal e treinamento não resolvam.

  • Ricardo

    Inspirador.

  • Darlei dos Santos

    Vou fazer um quadro com vossas palavras Professor!

    • Felipe Toget

      Eu também!

  • Evelyn Petter

    Sensacional. Verdades incontestáveis.

  • Candangus2

    kkkkkkkkkkk ri muito do 23

  • marcelo almeida

    “A defesa moderada da verdade é uma homenagem que se presta à mentira”
    Essa frase, a meu ver, resume a postura e o padrão de vida do Olavo.

  • 28 ensinamentos para guardar:

    1. Uma demonstração de habilidade especializada não significa a posse de capacidade espiritual. A engenhosidade não substitui o caráter verdadeiro.
    2. Poucas pessoas vivem à altura da fé que na verdade possuem. O medo irracional é uma fraude intelectual madrasta, praticada contra a alma mortal em evolução.
    3. As capacidades inerentes não podem ser superadas; em um copo jamais pode caber um litro. O conceito espiritual não pode ser mecanicamente imposto aos moldes da memória material.
    4. Poucos mortais ousam atribuir a soma dos créditos da sua personalidade aos ministérios combinados da natureza e da graça. A maioria das almas empobrecidas é verdadeiramente rica, mas se recusa a acreditar nisso.
    5. As dificuldades podem desafiar a mediocridade e derrotar os temerosos, mas apenas estimulam os verdadeiros filhos dos Altíssimos.
    6. Desfrutar do privilégio sem abuso, ter liberdade sem licença, possuir o poder e firmemente se recusar a usá-lo para o auto-engrandecimento — essas marcas indicam uma alta civilidade, numa alta civilização.
    7. Acidentes cegos e imprevistos não ocorrem no cosmo. Nem os seres celestes ajudam um ser mais baixo que se recusa a agir sob a luz da sua verdade.
    8. O esforço nem sempre produz alegria, mas não existe felicidade sem esforço inteligente.
    9. A ação gera a força; a moderação resulta em encanto.
    10. A retidão toca as cordas da harmonia da verdade; e a melodia vibra em todo o cosmo, para reconhecer até mesmo o Infinito.
    11. Os fracos condescendem em tomar resoluções, mas os fortes agem. A vida não é senão um dia de trabalho — faça-o bem. O ato é nosso; as conseqüências são de Deus.
    12. A maior aflição em todo o cosmo é nunca ter sido afligido. Os mortais apenas aprendem a sabedoria pela experiência da tribulação.
    13. É do isolamento solitário das profundezas experienciais que as estrelas são mais bem discernidas, não dos cumes iluminados e deslumbrantes das montanhas.
    14. Estimulai o apetite dos vossos companheiros pela verdade; e, conselhos, vós o dareis apenas quando vos for pedido.
    15. A afetação é o esforço ridículo do ignorante para parecer sábio, a tentativa da alma estéril de parecer rica.
    16. Vós não podeis perceber a verdade espiritual até que a vossa experiência a tenha provado, contudo muitas verdades não são realmente sentidas senão na adversidade.
    17. A ambição é perigosa até que ela seja integralmente socializada. Vós não adquirireis, verdadeiramente, uma virtude sequer, antes que os vossos atos vos façam dignos dela.
    18. A impaciência é um veneno para o espírito; a raiva é como uma pedra atirada em um ninho de vespas.
    19. A ansiedade deve ser abandonada. As decepções mais difíceis de serem toleradas são as que nunca chegam.
    20. Apenas um poeta pode ver poesia na prosa lugar-comum da existência rotineira.
    21. A missão elevada de qualquer arte é, por meio das suas ilusões, prenunciar uma realidade universal superior, é cristalizar as emoções do tempo no pensamento da eternidade.
    22. A alma em evolução não se torna divina pelo que faz, mas por aquilo que se esforça por fazer.
    23. A morte nada acrescenta à posse intelectual nem à dotação espiritual, mas ao cabedal experiencial acrescenta a consciência da sobrevivência.
    24. O destino da eternidade é determinado, momento a momento, por aquilo que é realizado na vida do dia-a-dia. Os atos de hoje são o destino de amanhã.
    25. A grandeza não repousa tanto em possuir força, quanto em fazer um uso sábio e divino dessa força.
    26. O conhecimento é adquirido apenas pelo compartilhamento; ele é salvaguardado pela sabedoria e socializado pelo amor.
    27. O progresso requer o desenvolvimento da individualidade; a mediocridade busca a perpetuação na padronização.
    28. A necessidade de defender uma proposição por meio da argumentação é inversamente proporcional ao teor da sua verdade implícita.

    Fonte: O Livro de Urântia

  • ANDRÉ LUIZ VIEIRA DOS SANTOS

    Apenas tenho medo do que acontecerá quando Olavo partir para o andar de cima e não puder mais desmentir pessoalmente aqueles que tentam distorcer suas palavras. É bem capaz dos esquerdopatas começarem a incensá-lo, elogiando-o por algumas palavras “pescadas” de sua obra e repetidas fora do contexto original. Lembrem-se: Olavo disse, por exemplo, que as esquerdas têm mérito em ter alcançado a hegemonia por terem sabido se organizar enquanto a direita passou décadas dormindo… E isso não significa em hipótese alguma que Olavo tenha alguma simpatia aos esquerdopatas, trata-se apenas de reconhecimento de acerto tático.

    • Felipe Toget

      André, parabéns pelo comentário! Consigo compreender bem a sua percepção.

    • João Sena

      É por isso que ele está deixando suas “crias” – alunos – para dar continuidade a seu trabalho.

    • Inti

      André, pensei o mesmo outro dia, vendo um vídeo do prof no youtube.

  • Julio Cesar De Souza Almeida

    “Deus perdoa os adúlteros, os mentirosos, os ladrões e até os assassinos, mas não perdoa quem não perdoa. Posso estar enganado, mas suspeito que no inferno há menos adúlteros do que cônjuges virtuosos que lhes negaram o perdão”. Pode ser virtuoso aquele que nega o perdão?

  • zebob

    O pior será, caso ele parta, não haver ficado sequer um, que, tendo seguido seus passos, continue sua obra…

  • Inti

    Excelente professor, dicas inspiradoras e verdadeiras.