1. Brasil
  2. Destaques
  3. Media Watch

Bolsonaro, Lula e a mídia

15 de outubro de 2017 - 19:17:45

Pesquisa do manipulável Datafolha, do Grupo Folha (jornal amestrado pelas esquerdas), diz que Lula da Selva está à frente na disputa presidencial para 2018.

Na pesquisa, o velho guru da seita petista (condenado a 9 anos e seis meses de prisão por crimes de lavagem de dinheiro e corrupção passiva) aparece na liderança das intenções de votos: ele fica com 35% na preferência do eleitorado,  enquanto Jair Bolsonaro emplaca 17% na predileção dos eleitores.

Ninguém sabe ao certo em que feudo ou circunstâncias essa gente do Datafolha arranca tais resultados. Mas o fato indiscutível é que mais de 53% da população brasileira querem ver Lula, para todo o sempre – e o quanto antes – por trás das grades. Ademais, como todos sabem, em se tratando de manipulação, a mídia esquerdista não  se envergonha em tratar Jesus Cristo como se um Zé Buchinho fosse, ou jurar, de mãos postas, que focinho de porco é tomada elétrica. Puro nonsense.

(Uma das muitas técnicas da desinformação comunista consiste em  confundir, de forma premeditada, a mente do cidadão. De fato, desde os tempos da NKVD e da velha KGB  (atual FSB) fomenta-se, nas redações em geral, o ativismo de fanáticos empenhados em criar uma segunda realidade, totalmente desvinculada da verdade dos fatos. Para isso, gastam-se anualmente bilhões de dólares, remunerando em todo o mundo o trabalho sujo de mais de meio milhão de agentes, inclusive no Brasil).

No momento, diante da ascensão irreversível da candidatura de Bolsonaro à presidência da República, que já soma mais de 30 milhões de votos, a mídia amestrada vem tratando Bolsonaro como se tratasse de uma “ameaça perigosa”. Duvidam? Basta ler uma nota de Ancelmo Góes (codinome “Ivan”, nas rodas da  KGB), no engajado O Globo, ou ver/ouvir qualquer noticiário chinfrim da tropa de choque da Globo News (uma canal de TV a serviço da “causa vermelha”) para sentir no ar o aroma pestilento.

Essa gente chega à ejaculação precoce ao classificar o Deputado Federal mais bem votado do Rio de Janeiro como homofóbico, xenófobo, fascista, nacionalista, racista, misógino – e o que lhe vier a telha. Tiro pela culatra: com esse jogo sujo, no entanto, só faz crescer as intenções de votos favoráveis a Bolsonaro, coligidas nas esquinas, nos lares, nas fábricas, no comércio, em suma, no circuito boca a boca de todo o País.

Para se avaliar o descrédito dessa tropa, basta conferir: nos últimos tempos, onde essa gente meteu sua colher contaminada pelo ódio e pela mentira – sifu! Senão, vejamos: perdeu feio no referendo pelo livre comércio de armas; ferrou-se no plebiscito do Brexit; caiu de quatro na campanha sórdida movida contra Trump; errou adoidado na eleição alemã; foi (e continua sendo) derrotada na campanha de descrédito que moveu contra Temer e sua inarredável patota. E ainda se viu  fragorosamente derrotada ao apoiar o comunista Freixo contra o pastor Crivella na campanha pela Prefeitura do Rio. Com efeito, o eleitor e o mundo, fora da órbita globalista,caminham para o lado oposto à pressão exercida pela canalha da mídia amestrada. De fato, quem diabo vai acreditar na falsa ira de Arnaldo Jaburu, nas informações viciadas do impontualíssimo Pontual ou nos tortuosos comentários de  William Waack?

 Ninguém. Provavelmente nem mesmo os bilionários donos das Organizações Globo.

Como já escrevi dezenas de vezes, há enorme distância entre Bolsonaro e Lula, abutre da política brasileira cevado à sombra da mídia vermelha. Para começo de conversa, Jair Bolsonaro é um oficial formado pela Academia Militar de Agulhas Negras, que seleciona seus candidatos a partir de atributos e valores consagrados pela excelência.

Para chegar ao posto de capitão do exército, Bolsonaro estudou (com alguns dos melhores professores do País) História do Brasil, Física Aplicada, Cálculo, Tecnologia da Informação e Comunicação, Línguas (inglesa, espanhola e portuguesa), Psicologia, Filosofia, Técnicas Militares e outras tantas matérias de nível superior. Vale adiantar que, ao longo do curso, o aluno, para permanecer na AMAN, só pode ser reprovado uma única vez. Caso contrário, cai fora.

Como político eleito várias vezes para a Câmara Federal, Bolsonaro se tornou deputado atuante, decente e corajoso. No Legislativo, salvo exceção, tem enfrentado de peito aberto a sanha estratégica da comunalha, insurgindo-se contra o aborto, o casamento gay, as cotas raciais, a liberação das drogas, a anistia aos usuários do caixa dois e da propina – em suma, tudo aquilo que a população repudia tenazmente, mas que as esquerdas (bem pensantes ou trogloditas) querem impor à nação.

Bolsonaro travou dura batalha contra a volta do famigerado imposto da CPMF (criado por FHC), se insurgiu contra as apurações fraudulentas de votos em urnas eletrônicas programadas por gangues venezuelanas e ainda defendeu o fuzilamento de FHC, responsável pela entrega (por preço irrisório) da Vale do Rio Doce ao especulador George Soros.

E quanto ao Lula, o rato que ruge, réu condenado e arauto do PT, o partido dos trambiques?

Sobre isso falaremos no próximo artigo.

 

Ipojuca Pontes, cineasta, jornalista, e autor de livros como ‘A Era Lula‘, ‘Cultura e Desenvolvimento‘ e ‘Politicamente Corretíssimos’, é um dos mais antigos colunistas do Mídia Sem Máscara. Também é conferencista e foi secretário Nacional da Cultura.

 

 

  • Allegro Manontroppo

    Parabéns Ipojuca.

  • Caio Fontoura Fontoura

    Se a imprensa fizesse o seu papel,q é noticiar a verdade e ñ manipular o povo,o Brasil seria bem diferente,parabéns pela matéria.

    • MarcosGBispo

      A midia trabalha por dinheiro…. basta pagar que a midia diz o que o pagante quiser…. e faz o que o pagante quiser…. um trabalho “”meretritico””….

  • Marcos Ignacio

    Em que pese concordar com a tese da manipulação da midia, atribuir essa qualidades todas a Boltonaro, O Doido, é também manipular o leitor menos atento.
    Menos, Ipojuca, menos, por favor. Não faça pouco de minha inteligência.

    • Mauricinho

      “Não faça pouco de minha inteligência”.
      Inteligência?
      kkkkkkkkkkkkkkk…

      • Marco Silva

        De fato. O colega está se autoelogiando… menos, menos, conforme já se disse 😂😂😂😂😂😂😂😂😂🤔

    • Vavá

      Tudo que o artigo cita sobre Bolsonaro são fatos. Então onde está a manipulação? E doido porque? Porque faz cara de mau? Ser doido agora é sinônimo de ser sincero: dizer que lugar de bandido é na cadeia, mandar uns e outros (merecidamente) pra pqp. Se fosse da esquerda, não ia ser doido, ia ser “autêntico”. Tem certeza que você é que não foi manipulado?

    • Amber Slavsky

      Bolsonaro não é um político profissional como os que aí estão há tanto tempo. Veja as “qualidades” de lula.
      Todas supostas qualidades dele são vendidas pela midia.
      Lula sempre viveu na aba, foi rei de sindicatos sem nunca ter trabalhado! Ao invés de entrar na empresa para contribuir com trabalho ele só fazia greve.

      • Rafael

        Como é que é? Não é politico profissional? Vinte anos de Congresso é o que?Fala sério cara, ele é mais um dos muitos politicos profissionais que estão por ai, e mais olhe para quem o cerca nessas legendas de aluguel que ele costuma fazer parte.

        • Amber Slavsky

          Só capitão do exército. Vai lá ser capitão do exército pra ver se é fácil.
          Digo políticos profissionais os que não tem nenhuma outra ocupação que não seja um mandato.
          Agora dá uma olhada nos “currículos” dos ultimos presidentes e da grande maioria de parasitas da República.
          Nunca conquistaram nada com o próprio suor, mas sempre com o suor de nós brasileiros contribuintes.

          • Rafael

            Tem vinte anos que ele não tem nenhuma outra ocupação, só é politico, e olha os partidos que ele passou, com quem andou, agora está numa legenda de aluguel, vc nunca o viu denunciando corrupção de seus pares, expondo seus esquemas, tava ali, conivente com tudo.

            De fato, o curriculum dos três últimos não é tão ruim, mas nada supera o melhor de todos, o que infelizmente está lá embaixo nas pesquisas, provando a capacidade infinita do brasileiro de fazer merda.

          • Amber Slavsky

            E desde quando ele tem poder pra denunciar alguém, se nem a justiça consegue fazer isto!

          • Rafael

            Tem um microfone lá esperando por ele, o mesmo que ele usa para elogiar torturador.

          • Amber Slavsky

            Kkkkkkk torturador de comunista safado*

          • Rafael

            Esse é o problema da direita brasileira, ao invés de abraçar o esclarecimento, os direitos humanos, o estado de direito, ficam ai com saudades de torturador e estado autoritário.Ou seja, fora a truculência nada acrescentam ao debate.

          • Amber Slavsky

            Todos os estados socialistas são autoritários. Se o exercito nao agisse naquela ocasião o comunismo teria tomado nosso país.
            Ahh e já deu né
            Psdb ou pt? Fica nessa dialética braba sem fim aí, enquanto eles enriquecem a si proprios e seus respectivos grupos.

          • Rafael
          • Amber Slavsky

            Hahaha tinham 999999 opções né

    • Edu Pavim

      Animal de rabo, onde foi que ele mentiu ? Aponte-nos, por favor, sem jogar palavras ao vento.

      • Rafael

        Bolsonaro não é contra as cotas.

      • Marcos Ignacio

        Animal de rabo?

    • João Sena

      Caro Marcos, você tem aí algum relatório psiquiátrico de que Bolsonaro sofre de alguma doença mental? Caso não tiver, aí, sou obrigado a fazer pouco de sua inteligência mental.

    • Newton (ArkAngel)

      Bolsonaro é doido? E quem melhor do que um doido pra por ordem nesse manicômio chamado Brasil?
      O Brasil é um país de lunáticos administrado por dementes.

      • Rafael

        Já teve um assim,o nome era Collor.Doidao

        • Newton (ArkAngel)

          Então…esse louco do Collor abriu o mercado para a indústria automobilística, coisa que o PT não fez. Foi uma merda de presidente, mas mesmo assim fez algo de positivo para o país.

          • Rafael

            Até os ditadores fizeram.

          • Newton (ArkAngel)

            Verdade. Basta olhar para a fortíssima indústria automobilística de Cuba E Coréia do Norte, hahaha!

          • Rafael

            Vc realmente não consegue ver né? Acha de verdade que os problemas do mundo são causados pelo comunismo. Acha que o atraso dos países pobres deve ser pq todos são socialistas, de mercado fechado, e estão onde estão por isso,claramente sem nenhuma relação com o imperialismo das grandes potências, com sua elites boçais, nada disso. Tá certo.

          • Newton (ArkAngel)

            Por exemplo: Cuba é pobre porque não produz nada de valor para o resto do mundo. Só isso. Para você enriquecer, é necessário produzir coisas que têm demanda, e além disso, é preciso de tecnologia, e que tal produção também seja eficiente…mas isso é coisa de capitalismo malvadão, não é mesmo?
            Cuba pode negociar livremente com quase todo o mundo, por que não o faz? Porque não tem nada a oferecer, não produz nada que os outros queiram comprar.

          • Rafael

            Pq será que Cuba e outros países pobres nada tem a oferecer né amigão?Será porque não passam de meras colonias? Se aprofunda um pouco mais nos estudos, quem sabe não ganha uma visão menos simplista da realidade.

          • Newton (ArkAngel)

            Essa história de colocar a culpa no colonialismo é velha; Os USA, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, todos foram colônias. Já Etiópia, Libéria, Tibete e Nepal jamais foram colônias, e estão na pobreza até hoje.
            Pegue qualquer país e submeta-o a décadas de controle estatal de preços, falta de liberdade econômica, proibição de importações e restrições ao empreendedorismo, e veja o que acontece. É a consequência óbvia. Não precisa ser economista pra perceber isto. Colocam a culpa no embargo americano; obviamente, tal embargo não é nada bom. Mas antes da revolução cubana, a culpa era da presença das relações comerciais americanas. Depois da revolução, a culpa agora é da falta de relações comerciais. Erra é humano, e colocar a culpa nos outros é mais humano ainda.

          • TIMÃAAO EOOOO

            Vota no Lula, ta contente com ladrão. Faça bom proveito.

  • Luiz F Moran

    Caso não haja fraude, Bolsonaro já está garantido no segundo turno das eleições para presidente em 2018, e não será contra o molusco pois o mesmo estará usando tornozeleira eletrônica.

    • Rafael

      Desculpinha pronta para uma eventual derrota.

      • TIMÃAAO EOOOO

        Qual a tornozeleira? Pra mim torço para estar atrás das grades mesmo. Lugar de bandido e na cadeia.

  • The Question

    Aqui no nordeste está acontecendo o seguinte: Membros da CUT estão pedindo pra quem quer que seja, endereço e número do título de eleitor para pesquisa. Por isso esse Ladrão aparece em primeiro nas pesquisas sempre, esses vagabundo da cut estão por trás disso!!
    Não é invenção, uma tia minha chegou ontem com esse papo na minha casa. A pessoa que trabalha na cut está fazendo isso irrestritamente, dizendo que não é nada demais!!

  • Paulo Cesar da Rosa Romão

    Muito bom!!! Bolsonaro 2018!!!

  • Sergio Russo

    Estão lembrados do Collor ?
    Ele estava sozinho contra todos .
    Ainda que Bolsonaro fosse o melhor brasileiro disponivel para ser colocado na cadeira de presidente ( mas não é ) ele não vai ” reinar ” sozinho . Os deputados e senadores tem ” interesses ” que o presidente não pode ignorar nem colidir frontalmente .
    Se bater de frente com esta gente , vai ter o mesmo destino da Dilma , a doida varrida.
    Meu ponto é que uma andorinha não faz verão , assim como um Bolsonaro não é a solução . O buraco é muito mais fundo. E tem tanta gente sem vergonha envolvida em tudo isto , e gente que se sente tão segura em roubar e expoliar que tudo só será resolvido se espirrar ketchup para todos os lados para os ladrões entenderem que a coisa é seria . Até agora não tem sido.

    • Rafael

      Sim, ele vai ser a Dilma da direita, se não foi o Maduro.

      • nando_dsqs

        Primeiro vá estudar o que é direita
        Se seguir o Livre mercado fará história

        • Rafael

          Lugar nenhum do mundo chegou nisso.

  • Eduardo Prestes

    Concordo com os vários posicionamentos do Bolsonaro listados, exceto quanto à privatização da Vale. Diminuir o tamanho do estado, com privatização de estatais, traz benefícios econômicos (mais competição e investimentos privados) e políticos (menos boquinhas e negociatas). Governantes não são empresários; o Estado financia-se com impostos e não com o lucro de estatais. Onde tem estatal, há desvio de recursos. É a regra.

    • Rafael

      Ele vai vender tudo, nunca foi nacionalista, nacionalista, vai onde seus patrões mandarem.

      • nando_dsqs

        Mas tem de vender tudo mesmo
        Qual é o teu problema?
        Tu é funça?
        Estado tem de ser o minimo possivel só o básico do básico
        Candidato que disser que irá privatizar 99% de tudo tem meu voto

        • Rafael

          Já houviu falar em estratégia?

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Reze para não ter voto impresso pois se tiver o mito tem grandes chances de ganhar.

        • Rafael

          Boa desculpa para o caso de derrota.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Reze para não ter voto impresso!

          • Rafael

            Desculpa boa.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Ganhar eleições com urna eletrônica sem voto impresso e apuração a portas fechadas qualquer comunista ladrão consegue ganhar.

            Quero ver com voto impresso e apuração transparente. Vocês não ganham mais nenhuma eleição assim.

      • Newton (ArkAngel)

        Pois deveria mesmo vender tudo mesmo, de preferência para os USA.

        • Rafael

          Capacho.

          • Newton (ArkAngel)

            Quer ser capacho de Cuba então?
            Não vejo a hora dos americanos comprarem o Brasil inteiro. Podem falar o que for, onde americano põe a mão a coisa prospera. No Afeganistão construíram hospitais e escolas para a população civil, mas os afegãos destruíram tudo. Arrasaram com o Japão na II guerra, depois ajudaram com o Plano Marshall; como os japoneses não têm nada de bobos, aproveitaram e hoje são uma potência. Ainda na II guerra, ajudaram os aliados a derrotar a Alemanha do querido Hitler.
            Mas acho que a esquerdalha prefere Mao, Stalin, Kim Jong e Fidel.

          • Rafael

            Deixa de ser idiota, nosso caminho tem que ser a soberania,a independência.

            Deixa de ser americanofilo, a destruição causada por onde passaram foi bem maior que os beneficios que trouxeram, se é que trouxeram algum, só a nefasta influência deles na América Latina já demonstra a imbecilidade do que vc escreveu.

          • Newton (ArkAngel)

            Pois é, os americanos destruiram tudo mesmo, deveriam tomar como exemplo Kim Jong e Maduro, nem precisaram sair do próprio pís pra trazer desgraça pros outros, hahahaha!
            Soberania? Tá certo, somos soberanos de nosso próprio atraso e pobreza.

          • Newton (ArkAngel)

            E você ainda está nessa de “imperialismo americano”? Pensei que isso já tinha acabado há uns 40 anos atrás…
            Os loucos comunistas só não começaram uma guerra mundial porque têm medo dos americanos, quer você goste ou não, são eles que mantém o equilíbrio do poder no planeta. O poderio bélico e militar deles é gigantesco. Se eles quisessem, teriam invadido e dominado qualquer lugar que desejassem.
            Aniquilar os USA é dar um tiro no próprio pé. A ausência deles no mundo vai ser prejudicial para todo o resto do planeta. Fora a Alemanha, e em menor escala, a França e a Inglaterra, quem é responsável pela inovação e progresso tecnológico em todas as áreas no último século, em todos os campos?
            Como diz Olavo de Carvalho: vá catar coquinho com luva de boxe.

          • MarcosGBispo

            Os esquerdinhas usam Iphone o tempo tempo e reclamam do capitalismo usando todos os recursos do capitalismo pra essa choradeira….

          • Newton (ArkAngel)

            E não adianta discutir com esse pessoal, quando acaba os argumentos, se é que tiveram algum, começarão a exclamar “Fora Temer” (sem vírgula mesmo) ou então “Não vai ter golpe”.

          • Rafael

            Qual o problema? Alias grande parte dos componentes eletrônicos vêm de países subdesenvolvidos,seja em forma de minerais, seja pela exploração da mão de obra local. mas o sistema é perfeito né? Não está esgotando os recursos naturais, gerando fome e pobreza para a maioria da população, então nem merece ser criticado.

          • Rafael

            Imperialismo americano é uma realidade, a busca de hegemonia é uma realidade, de certo modo, até nós agimos assim, por isso é importante a busca por caminhos independentes, o que é bom para os EUA não necessariamente é bom para nós.

          • Newton (ArkAngel)

            Creio que sim, a busca por poder é inerente ao homem. Por esse motivo, o poderio bélico é essencial para manter a ordem, pois nem todos se pautam pelo respeito à propriedade privada de outros. Já imaginou um louco como Kim Jong com um poder militar igual aos USA? Não estaríamos aqui para escrever a história.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Soberania com bandeirinha de Cuba na mão e construindo porto em Mariel com dinheiro do contribuinte brasileiro. Sem contar as vendas a preço de banana para as estatais chinesas.

            Vocês esquerdistas são patéticos.rss

          • Rafael

            O porto de Mariel foi um investimento, amplia nossa presença no mundo, se vc não sabe 802 milhões de dólares investidos na obra foram gastos no Brasil, na compra de bens e serviços comprovadamente brasileiros, além do que o porto terá capacidade de receber navios do canal do Panamá e como se não bastasse, está perto do maior mercado consumidor do mundo:Os EUA.

            Quem está vendendo o patrimônio público é o atual governo, que chegou ao cargo comprando um golpe. E seu amado mito vai fazer o mesmo, na visão “revista Veja” de economia que ele possui.

          • Newton (ArkAngel)

            Seria ótimo de Cuba não estivesse leiloando o porto desde 2014, e os USA e Rússia não o estivessem disputando. Brasil mais uma vez fazendo papel de palhaço.

          • Rafael

            Vi aqui, subdesenvolvimento é uma obra coletiva, lamentável.

          • TIMÃAAO EOOOO

            Meu, de boa, descendo as respostas. Ja vi que o cara é um esquerdopata que acredita no comunismo e no socialismo. Fala em votar no Ciro Gomes, que nasceu no PT e no fim mesmo quer tirar o foco do Bolsonaro pra votar nos corruptos do PT. Esquece.

      • TIMÃAAO EOOOO

        Como assim vender tudo? Você acredita que a PETROBRÁS é sua?

  • Renato

    Acho que o fenômeno que fez com que Trump passasse abaixo dos radares das pesquisas tem grandes chances de se repetir aqui. O fenômeno é simples: quando o candidato é controverso e sobre a escolha recai uma espécie de julgamento moral sobre o eleitor, o eleitor acaba tergiversando, evitando declarar a real intenção porque não tem saco de ficar se justificando. O grande número de eleitores que se declararam indecisos nessa pesquisa a meu ver indica isso.
    Se a hipótese acima está certa, fica pra mim a pergunta: afinal, quem é que está camuflando mais o voto? O eleitor de centro direita que tem certo pudor de declarar o voto em Bolsonaro ou o de centro esquerda que tem vergonha de declarar o voto em Lula?

    • Renato Lorenzoni Perim

      Bastante interessante sua observação, xará. Nunca tinha pensado nisso. A chance de você ter razão é muito grande. E tomara a Deus que esteja mesmo. Fiquemos na torcida.

    • MarcosGBispo

      Ele não passou abaixo dos radares…. as pesquisas são pagas… e por isso são falsas….

      • Renato

        É um bom ponto, mas que, até agora, ninguém provou.
        Pra Brasil, eu tenho alguns palpites.
        – problemas de amostragem causados ou por uma lista mal qualificada (nossas listas não são incríveis) que represente mal o universo amostral ou por má qualificação realizada pelo pesquisador junto ao pesquisado (isso pode ocorrer principalmente em pesquisas na rua).
        – questionário mal feito ou mal aplicado, o que pode influenciar o resultado.
        – equipes mal distribuídas, o que pode deixar “em branco” áreas importantes para o resultado final. O erro clássico disso ocorreu nos anos 80 acho, em que as pesquisas (centradas na capital de SP) apontavam uma final entre Antonio Ermirio e Maluf e no final deu Quércia, eleito, principalmente no interior, se não me falha a memória.

  • Rafael

    De toda forma, os dois mostram nosso atraso, pela esquerda Lula e seu discurso salvacionista, que fará o Brasil voltar aos tempos de glória de seu governo, de outro, um político de carreira,um reles membro do baixo clero, sem nada de relevante para apresentar ao país,e em mais de vinte anos de parlamento nunca levantou a voz contra seus pares. Uma lástima, ganhe um, ganhe outro sairemos perdendo de todo jeito.

    Ps.: Nacionalista que presta continência à bandeira de outro país?

    • Osvaldo Pereira Júnior

      https://uploads.disquscdn.com/images/7d8ddb7611b03fabac29822e1f85eb54f6cf7738483f902cfb1133cf9a260879.jpg

      Prestar continência não basta afinal o bonito é ser mais cubano que o próprio Raúl Castro.

      Reparem que Raul não está com a bandeira cubana em maos.

      Imaginem Bolsonaro fazendo isso com a banderia americana ao lado de Trump?

      Ele seria exorcizado pela mídia esquerdista até o ano 2500.

      • Rafael

        O que Bolsonaro fez foi subserviência, sinal de viralatismo, puro e simples, acompanhado do discurso o qual quem trabalha cm ctps assinada devia pensar mil vezes antes de dar o voto nesse boçal.

        Isso ai foi no enterro do Fidel? De toda forma, os EUA tem histórico e potencial para intervir em nossa politica e economia, já Cuba não passa de uma pobre ilha.

        • nando_dsqs

          Por falar em boçal …
          Pobre ilha cubana ;;;
          Pobre depois que a esquerdalhada mentirosa passou a dominar

          “Eis um outro relatório, agora da UNESCO, sobre Cuba, em 1957: “Uma característica da estrutura social de Cuba é sua grande classe média”,
          começa o relatório. “Os trabalhadores cubanos são mais sindicalizados
          (proporcionalmente à sua população) do que os trabalhadores americanos.
          O salário médio para uma jornada de 8 horas diárias em Cuba em 1957 é
          maior do que para os trabalhadores da Bélgica, Dinamarca, França e
          Alemanha. A mão-de-obra cubana recebe 66,6% da renda interna bruta.
          Nos EUA, esse valor é de 70% e na Suíça, 64%. 44% dos cubanos são
          atendidos pela legislação social, uma porcentagem maior que a dos EUA.”

          Em 1958, Cuba tinha uma renda per capita maior que a da Áustria e do Japão. Os trabalhadores da indústria cubana recebiam o oitavo maior salário do mundo. Na década de 50, os estivadores cubanos ganhavam mais por hora do que seus equivalentes em Nova Orleans e em São Francisco. Cuba já havia estabelecido a jornada de 8 horas diárias em 1933 — cinco anos antes de Roosevelt e seu New Deal imporem a mesma regra. E mais: um mês de férias pagas. As tão aclamadas (pela esquerda) socialdemocracias da Europa só conseguiram implementar esse sistema 30 anos depois.

          A mortalidade infantil em 1958 era a 13ª mais baixa — não da América
          Latina ou do Ocidente, mas do mundo. O analfabetismo já estava quase
          erradicado. Cuba era o país que mais gastava (23% do orçamento) com
          educação pública em toda a América Latina. Mais ainda: os cubanos não
          eram apenas alfabetizados; eram também cultos. Podiam ler George Orwell e Thomas Jefferson, bem como a arrebatadora sabedoria e cintilante prosa de Che Guevara.

          Nem queria ler sobre Cuba atualmente

          • Rafael

            E dai? Posso pinçar um país qualquer sob regime capitalista e os dados não serão muito diferentes. O fato é que Cuba não possui a mesma influencia e ingerência que os EUA.O qual o idiota do Bolsonaro foi abanar o rabo.

          • nando_dsqs

            Tu pelo jeito não tem noção de nada.
            Porque não se muda para Cuba ou qualquer pais de esquerda para aprender um pouco.

          • Rafael

            Uai, pela lógica de vcs eu já vivo num país de esquerda, vou mudar pra que?

          • MarcosGBispo

            Manda ele mudar pra Veneza-uela…. tá mais perto e tá precisando de gente pra aplaudir o Maduro….

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Pbre Cuba é lógico que não tem influência nenhuma. Só transformou a Venezuela em uma verdadeira colônia cubana e faltou pouquinho para fazer isso com Brasil também.

          • Rafael

            Fico me perguntando Osvaldo, pelo bom nível de seu português, se vc acredita mesmo nessas coisas que escreve.

          • Jose Carlos Santos

            “não tem nada haver”? O certo é nada a ver.

          • Rafael

            Corrigi, obrigado

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Mil vezes ser um semi-analfabeto conservador do que um letrado comunista pois o primeiro ainda tem salvação já o segundo é um caso perdido, principamene se já passou dos 30.

          • MarcosGBispo

            quanto ao letrado comunista a gente pode colaborar dando uma bengala de cego para ele se locomover na vida…. já que não vai ver por onde anda e nemo que escolhe pro resto da vida dele…..

          • Newton (ArkAngel)

            Comunista com 30 anos ainda é adolescente.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            “Quem não foi comunista até os vinte anos não tem coração, quem é depois dos trinta não tem cérebro”. (Winston Churchill)

          • Newton (ArkAngel)

            Deve ser por isso que diariamente centenas de barcos deixam Miami para se asilar em Cuba. E Raul Castro ama tanto seus súditos que inclusive os proíbe de deixarem a Ilha da Fantasia.

          • Rafael

            Claro que não tem nada haver com a politica de visto automático dos EUA, duvido se não fizessem o mesmo com brasileiros não ia ter fila pra ir pra lá(opa, já tem).

        • Osvaldo Pereira Júnior

          Pobre ilha? Cara, você está vendo o que Cuba está fazendo com a Venezuela?

        • TIMÃAAO EOOOO

          Quando se tem a opinião formada meu não adianta. Ja vi que você entende tudo de como não querer votar no Bolsonaro. Mesmo se existir coisas positivas.

    • Marco Silva

      Não sei o q vc entende por nacionalista. Talvez priorizar o Brasil?! Mas não a qualquer preço. A medida deve ser essa, a racionalidade. Mas nada a temer senão o medo. Bolsonaro 2018!

  • Simonton ELER DE MELO

    Você compraria um carro de Ipojuca Pontes, que foi ministro do famoso Governo Collor de Mello????

    • Marco Silva

      Ser ministro de um governo não significa alinhamento pleno, e nem parcial. Era um ministério de notáveis. Muitos aderiram inocentemente. Era 1990, nunca esqueçamos. As coisas não tinham a clareza que têm hoje. Fácil portanto acusar, apontar o dedo.

      • Rafael

        Então vote no Ciro. Foi Ministro do Itamr, Do Lula, Governador, Deputado, economista, advogado, e ficha limpa, ou seja, um candidato bem melhor que os dois que pontuam na frente.

        • Marco Silva

          Ciro é um desequilibrado. Coronezinho da política mais tradicional que há. Melhor anular.

          • Rafael

            O cara tem 30 anos de vida pública, ocupou cargos importantes, poderia ter metido a mão, e não há nada contra ele, quando deputado denunciou na cara deles o Cunha e o Temer(coisa que Bolso nunca teve coragem de fazer),claro que alguma coisa tinha que dizer dele, e diga-se de passagem é a mesma coisa que dizem do Bolso: Desequilibrado.

            Coronel porque? É nordestino? Isso não é motivo.

            Já viu uma palestra dele? Recomendo, aquilo que ele apresenta é um projeto de país, além de fazer excelentes diagnósticos sobre nossas crises politica e economica, já Bolsonaro, coitado, vai falar de exportação fica nervoso e começa a gritar contra os gays, quilombolas e blá,blá, blá.

            Quer bom candidato? Ciro2018.

          • Marco Silva

            Pois é. Ser bom não basta. Ninguém administra sozinho. O presidente precisa escolher bons auxiliares. Aliás, a figura do presidente é mais simbólica. Se centralizar, se não souber unir, congregar…. game over. Personalidades como a de Ciro darão ruim. Ciro é um vaidoso coronezinho não por ser nordestino, mas por agir como. Não roubou… humhum. Pode ser. Desconfio porque seus antepassados, de Sobral, já fizeram o serviço por ele. Acho q vc age e pensa como um fã num funfic…. um cirominion…. realmente, não dá.

          • Rafael

            É o mesmo problema do Bolsonaro não? O sr. é da região de Sobral?Meu voto por enquanto é dele pelo que acompanhei até então, e tenho visto em suas palestras.

          • Marco Silva

            Ok. Vc é fã. Fim de papo. Não entendi o q tem q ver ser de Sobral com a história ?! Por acaso vc é vizinho de Bolsonaro então ?!

          • TIMÃAAO EOOOO

            Em toda essa carreira, o que ele fez de significativo?

          • TIMÃAAO EOOOO

            Acho que você está enganado, tenho acompanhado varios videos antigos inclusive, entrevistas e tudo mais. Não é o que eu vejo. E olha que não tenho a minha opinião ainda formada, mas sei que mais do mesmo chega.

  • Marco Silva

    Para variar, Ipojuca dizendo o que deve ser dito. Era assim antigamente. Esquecemos disto?!

  • Odilon Rocha

    Excelente artigo. É isso mesmo.

  • Iason Souto

    Em tempos de Internet, é impossível ocultar a verdade. Até amigos meus que não se interessavam por política, e tinham pouco conhecimento do alcance e do controle comunista dos meios de comunicação, agora passaram a não somente se interessar por política como também passaram a declarar voto para Jair Bolsonaro, não somente discutem política comigo, trazem notícias pra mim.
    Fico surpreso ao ouvir deles: “Não existe pesquisa de opinião confiável no Brasil”. Não! Não existe isso é fato! Jair Bolsonaro está em primeiro, não em segundo. Ótimo artigo!!

    • Rafael

      Controle comunista dos meios de comunicação, vamos ter que avisar no FSP que os camaradas Marinho foram descobertos!!!

      • Iason Souto

        Não alimento troll..!!

    • João Sena

      As pessoas de bem não estão aguentando tanta mentira esquerdista. Ainda bem que temos a net.

  • MarcosGBispo

    Voto… só se for sem urna eletrônica fraudulenta….

  • Mannenvero Veromann

    O problema é que o nosso sistema eleitoral por urnas eletrônicas é fraudulento. Se não houver nada que acabe com esse embuste tecnológico, o sistema corrupto elegerá quem eles quiserem. Como ocorreu na reeleição da “presidenta inocenta”
    .

    • TIMÃAAO EOOOO

      Concordo, porque será que mais de 50 paises ja recusaram isso?

  • Artemyi

    Se Bolsonaro promete investigar os crimes da polícia federal, as enormes prisões arbitrárias (sem sinais de crime) de turistas russos no Brasil em 2016, então os russos terão o prazer de vê-lo como presidente. E eu até concordo em financiar sua campanha eleitoral. https://www.facebook.com/CPLCRB/

  • Artemyi

    Olá, Eu sou da Rússia e estou interessado na política brasileira apenas porque eu dirijo uma organização de direitos humanos que está tentando parar a repressão (detenções arbitrárias) de turistas russos no Brasil e levar a julgamento os terroristas da Polícia Federal. Não tenho simpatias óbvias na corrida presidencial – não gosto de Lula (ele estava quebrado e ele é muito fraco para a presidência) e tenho medo de Bolsonaro (muito certo, muito radical, leal à ditadura). Eu já entendi que você é um anglicomunista radicalmente certo – este é o seu direito. Mas não entendo por que você acha que o Globo é vermelho? Os analistas da minha organização consideram a edição anti-comunista e anti-russa. Mesmo Temer os critica menos do que Lulu e PT.

  • Mauro Julio Vieira

    Ipojuca como sempre, excelente.

  • Eluis Ruano

    Bolsonaro tem seus muitos meritos nao por conta de ter concluido uma formacao de comandante de pelotao na AMAN, nenhum kadet sai bem iniciado intelectualmente daquela escola militar; o artigo comete exageros proprios dos leigos com relacao a AMAN pois Bolsonaro tem os seus meritos nao por sua modesta origem de formacao; Bolsonaro eh o que nao por causa da AMAN sim apesar dela.

  • Danilo Dalla Vecchia

    Prefiro ás previsões ‘nostradamusistas’ , enganam mas pelo menos divertem .