1. Brasil
  2. Conservadorismo
  3. Cultura
  4. Destaques
  5. Movimento Revolucionário

O messianismo dos anti-Bolsonaro

14 de dezembro de 2017 - 16:24:53

Michael Oakeshott foi soldado na 2ª Guerra Mundial. Isso assustaria alguns “conservadores de lastro” por aqui.

 

“Ser conservador, então, é preferir o familiar ao desconhecido, o testado ao nunca testado, o fato ao mistério, o atual ao possível, o limitado ao ilimitado, o próximo ao distante, o suficiente ao abundante, o conveniente ao perfeito, o riso presente à felicidade utópica.”
Michael Oakeshott

 

Em “The Politics of Faith and The Politics of Scepticism”, o filósofo britânico conservador Michael Oakeshott (1901-1990) identificou duas vertentes ocupando o debate político moderno: de um lado, a política de fé. Do outro, a política do ceticismo.

Em poucas palavras, Oakeshott entendia que a política de fé se baseia em um racionalismo raso que promete soluções universais em pacotes ideológicos nos quais existem respostas para tudo. A fé, aqui, não tem conexão com a religião; é a fé na Razão, a deusa da modernidade. A política de fé é a dos ideólogos, dos racionalistas delirantes.

Por outro lado, a política de ceticismo é aquela na qual existem soluções provisórias, circunstâncias e possíveis à administração civil. Mas não há respostas universais aos problemas modernos, aliás, nem todos os problemas são solúveis. A política de ceticismo é a dos conservadores que se contentam com o mundo possível ao mundo ideal.

Os liberais apressados da terrinha podem se esforçar para tentar empurrar o presidenciável Jair Bolsonaro e seus seguidores ao campo da política de fé. Bolsonaro é um nome contra o establishment, livre dos partidos, desembaraçado de obrigações para com empresários que dependem do BNDES e dos políticos na mira da Lava Jato.

As claques liberais aguardam o Messias, o especialista, o libertador, o nome santo ungido pelo mercado.

Os brasileiros notaram o fato e, por isso, Bolsonaro tem arrastado multidões por onde passa, representando hoje um fenômeno popular que enraivece defensores do establishment espraiados por todos os lados do espectro político, da esquerda à direita.

Ocorre que o próprio Bolsonaro já declarou, incontáveis vezes, que não é um “messias”, que não tem o poder de “consertar o Brasil” e que não carrega soluções mágicas no bolso para todos os nossos problemas atuais, sejam eles econômicos ou socioculturais.

Arrogância liberal x estoicismo conservador
Os liberais, ironicamente, enxergaram nesse ceticismo político saudável de Bolsonaro uma fraqueza indesculpável. Eles não perdoam o fato de que ele não é expert em economia com soluções mágicas para a crise que enfrentamos.

E perdoam menos ainda que Bolsonaro, de maneira humilde e sensata, confesse publicamente que não é o messias, quer dizer, o especialista que os liberais estão esperando surgir em um cavalo branco com as soluções universais mágicas com as quais os racionalistas sonham.

Jair afirmou que seu papel será o de estabelecer diretrizes, formar uma equipe competente e delegar. Nenhuma mágica, mas apenas o uso do bom senso na avaliação de cada situação.

Isso, contudo, não é o bastante para os nossos liberais que, herdeiros do racionalismo iluminista e partidários da política de fé descrita por Oakeshott, esperam sempre por pacotes fechados com soluções mágicas universais para tudo.

Nossos liberais rejeitam a postura estóica de Bolsonaro, que fala apenas em soluções circunstanciais e provisórias. Como ensinou o filósofo britânico, o racionalista exige uma solução racional para todo e qualquer problema.

Os liberais não se contentam com o bom senso e o estoicismo de Jair Bolsonaro, e querem linchá-lo por isso.

O racionalista rejeita o que seria o melhor dadas as circunstâncias, ele exige apenas o melhor em termos absolutos. O racionalista pensa saber, com certeza dogmática, a “direção com a qual o mundo está se movendo”. E quer um pacote ideológico que leve a essa direção.

O Messias liberal
Nossos liberais nunca se cansam de brandir seu puritanismo ideológico. E, desta forma, crucificam Jair Bolsonaro por conta de opiniões políticas equivocadas – quem nunca as teve? –que ele manifestou em um passado já um tanto longínquo.

O terror da esquerda americana, Donald Trump, apoiou Democratas por vinte anos pouco antes de perceber que eram eles, os democratas, o problema. O seu rompimento com a esquerda foi autêntico e teve consequências de proporções globais, como se sabe.

Assim como é autêntico o rompimento de Bolsonaro com figuras que pareciam representar uma alternativa ao establishment.

Os liberais, contudo, de forma consciente ou não, preferem opções fabricadas, criadas nos departamentos de marketing de partidos que integram o establishment, que trazem uma embalagem de novidade para entregar o de sempre.

Os liberais preferem apoiar um opositor fabricado, criado por marqueteiros, que teatralizará algo de novo e recebera aval das esquerdas, incluindo o PSDB, porque salvará o establishment.

Para os liberais, importa mais a aparência da coisa do que a coisa em si.

Foi o caso de Doria, poderia ser o caso de Luciano Huck e talvez agora seja o caso de João Amoedo. São todos impecáveis porque são fabricados. São figuras de grupos, de partidos, e contam com a simpatia dos liberais que esperam por um messias.

São eles, os liberais, que estão rejeitando Bolsonaro em nome de alternativas fabricadas que refletem a obsessão racionalista com o melhor absoluto e a rejeição ao melhor “dadas as circunstâncias”. Os liberais são os fanáticos da seita messiânica por aqui.

Os liberais preferem aquilo que parece se aproximar da perfeição ao que é imperfeito, mas autêntico e com real legitimidade popular. São os racionalistas, os puritanos, os gladiadores da ideologia, que buscam um líder messiânico e ungido pelo mercado.

 

Thiago Cortês é jornalista.

 

  • Luiz Carlos

    Nos, brasileiros, queremos um homem como Presidente do Brasil. Estamos cansados de atores!!!!

    • Karla

      Basta de Mito Lula foi Milton Dilma foi mito agora bolsonaro é mito pelo amor de Deus não temos candidato que represente o Brasil Olha a lista de candidatos e vejam caiu na real a única coisa que vai salvar o Brasil regime militar

      • Khael Isdenkhar

        A grande diferença entre Bolsonaro e seus antecessores é que, enquanto com ele o Estabilishment (mídia, “intelectuais” e afins) se desesperam e tentam de toda forma evitar sua possível candidatura, seus antecessores eram bem vistos e aclamados pela mídia (“caçador de Marajás”, “pai dos Pobres”, “grande …”), que só passou a crítica-los após diversos e sucessivos escândalos se corrupção.

  • Osvaldo Pereira Júnior

    Brasileiros querem aquele cara que chega dizendo irá transformar o Brasil em primeira potência econômica mundial em 4 anos de mandato. Em troca dessa mágica o sujeito pode até ser defensor do aborto, do gayzismo e da liberação das drogas. Pode até deixar o estatuto do desarmamento do jeito que está que não tem problema nenhum.

    Receita para vencer eleições no Brasil;

    1- Diga que irá fazer educação de qualidade
    2- Diga que ira dar segurança
    3- Diga que irá dar saúde
    4- E claro as palavras mágicas “justiça social” e “igualdade social” que não podem faltam em nenhum discurso de candidato no Brasil.

    Se mesmo assim algo der errado, conte com as urnas eletrônicas sem voto impresso e uma apuração secreta de portas fechadas só com gente de confiança.

    • Karla

      Os índices das urnas vai ser igual das últimas eleições ninguém vai sair para votar cair na real ninguém quer voltar ninguém quer eleição o povo quer ordem e Essa ordem somente com regime militar Para muitos é difícil de encarar isso mas é a pura realidade não fujam encarem este fato

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Tem que ser muito ingênuo para acreditar em um exército comandado por um sujeito como o Viddas-Bôas que foi treinado na China. É a mesma coisa que confiar em um general que recebeu treinamento na ex-URSS, Cuba ou Coréia do Norte.

        Já o general Mourão apesar de parecer um homem honesto e integro ele é muito burro. Ele não pode ficar defendendo intervenção militar em palestras como ele fez pois ele sabe que o código militar prevê até prisão para isso.

        Esse link mostra como isso funciona; https://www.youtube.com/watch?v=ygFgi7kEjVI

        General inteligente não fica defendendo intervenção militar na caserna, mas sim planeja a intervenção debaixo dos panos com outros generais de confiança e surpreendendo assim todo mundo.

      • Rafael

        `Putz, outro golpe?

    • Rafael Nascimento

      Essa receita dá certo desde que os adversários tb sejam de esquerda e tenham um acordo tácito de não levar questões “incômodas” durante debate (como o PSDB nunca ter incomodado o PT com perguntas sobre o Foro de SP).
      Com Bolsonaro no páreo isso não rolar. Ele pode e deve massacrar o candidato petista com questões sobre as relações do partido com tráfico internacional de drogas; pode explodir o candidato do PSDB trazendo para os holofotes o apoio que o partido dá a ideologia de gênero, etc…

      • Osvaldo Pereira Júnior

        O problema não é com o candidato Bolsonaro. O problema é o próprio eleitorado brasileiro em grande parte.

        Eu não subestimo a capacidade do brasileiro em fazer merda e eleger novamente um sujeito de esquerda ligado ao Foro.

        Eu morro de medo de brasileiro na hora de eleição.

      • Rafael

        Acha mesmo que o “bunda suja” vai conseguir peitar o Lula num debate? Ele deve apanhar até da Manuela, já que não tem nada a apresentar.

        • Rafael Nascimento

          Bolsonaro é tão “fraco” no debate que conseguiu um lugar de honra no caderno de teses do PT. hahahaha

          • Rafael

            Primeiro, o que ele diz que não é uma platitude? Um lugar comum? Segundo, vai pegar políticos experientes como adversário. Por fim, vc vê como a esquerda é idiota, tudo que o bunda suja fala repercute mais nos sites de esquerda que da direita,

          • Rafael Nascimento

            bom, pelo menos concordamos em um ponto: a esquerda é idiota. Décadas sem uma direita real pra combater somado ao conforto proporcionado pelo domínio da máquina estatal atrofiou o cerebro da companheirada. O chilique que os militantes deram com o filme (que nem viram) do Olavo de Carvalho (totalmente inofensivo) é a maior prova disso

          • Rafael

            Tem sentido o que tu disse.

          • Ellen Souza

            bunda suja? você pra ter essa cara de boiola deve ser uma bunda arrombada.
            vaza do site esquerdista vagabundo. putinha do lula.

          • Rafael

            Quem chamou ele disso foi o Geisel querida, ex-presidente do Brasil

          • Newton (ArkAngel)

            Sim, o que Bolsonaro fala é tão óbvio e comum que até os intelectuais não percebem.

        • Ellen Souza

          lula é um vagabundo que cortou o dedo para parar de trabalhar e a única coisa que sabe dizer diante do moro é “eu num sabia” não passa de um burro analfabeto.

        • Renato Passero

          Bunda suja? Temos um leitor de Veja e Isto é aqui kkkk

  • Marcus Alves

    Perfeito, simplesmente ‘fodástico’ esse texto

  • Newton (ArkAngel)

    O brasileiro na média possui forte tendência a não enxergar a vida como ela é. Depois, quando a realidade bate à porta, fica igual ao marido traído da história do sofá.
    “O marido corno flagrou a mulher aos amassos com o amante no sofá da sala; para resolver o problema, então ele decide vender o sofá.”

    • Osvaldo Pereira Júnior

      O brasileiro de hoje em dia em sua maioria é uma raça tão desgraçada que além dele não querer enxergar a vida como ela é, ainda discrimina quem tenta fazer isso.

      É impressionante a discriminação que sofremos diariamente apenas por dizer aquilo que deve ser dito.

      As pessoas olham para você como se você fosse um ET ou um monstro. É mais ou menos como se elas se perguntassem “Como esse cara pode ter a coragem de falar uma coisa dessas?”.

  • Rafael

    Lá vem um novo Collor.

    • Tulio Stephanini
      • Rafael

        Se ele fosse presidente nessa época estaria, mas olha ai na internet que ele anda em companhias piores.

        • bedotRJ

          Piores que as dessa foto? Depois de dizer um troço desses, não queira ser levado a sério.

          • Rafael

            Ninguém estava ali sem voto.

          • bedotRJ

            E também não estava sem corrupção. Pelo visto, corrupto prá vc não tem problema, desde que tenha sido eleito. Show!

    • Hattori Hanzo

      Você está muito mal informado.
      Collor foi uma invenção das organizações Globo.
      Bolsonaro é uma reação.

      • Rafael

        A consequência vai ser a mesma, um aventureiro despreparado na Presidência da República.

        • Newton (ArkAngel)

          Verdade. Melhor um semi-analfabeto que ascendeu politicamente delatando aqueles que dizia defender.

          http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2013-12-08/lula-era-informante-do-meu-pai-no-dops-diz-tuma-junior-para-revista.html

          Ou então um sujeito que diz isso:

          https://uploads.disquscdn.com/images/a8efad0562171041eac5641b8a5453484deddd0f580fbb04a0b78950bba84002.jpg

          O resto todos já sabem.

          • Rafael

            Bolsonaro é um farelo perto de Lula. Mas mesmo assim Bolsonaro é o pior candidato até o momento, vcs irão se decepcionar com ele.Aguardem.

            A próposito, o Geisel já alertou o Brasil sobre esse “bunda suja”.

          • Newton (ArkAngel)

            É irrelevante o fato do Bolsonaro ser um “farelo” perto do Lula, afinal, votação não é aposta. Porém, se não se tronar inelegível, o Lula é um nome a respeitar em uma disputa eleitoral, pois o brasileiro, inclusive você, pela impressão que suas palavras passam, não vota em propostas, mas sim, vota em quem ele acha que vai ganhar, como em uma corrida de cavalos.
            Pode ser até mesmo que eu me decepcione com o Bolsonaro, não tenho ilusões e nem político de estimação, mas votar nas mesmas figuras de sempre e esperar um resultado diferente é demência. Aliás, se o Bolsonaro ganhar, só o fato dessa corja petista estar fora do governo já compensou o voto nele.

            Bolsonaro 2018, 2022, e se reclamar, vira imperador.

          • Rafael

            Ao contrário, vou votar no único com programa, e só votarei no Lula para evitar o bunda suja no poder.

          • Newton (ArkAngel)

            O único programa do Molusco é perpetuar-se no poder. Se você não sabe disso, você é só mais um idiota útil. Se sabe, e mesmo assim apóia, é um canalha. Não há saída.

          • Renato Lorenzoni Perim

            Comentário perfeito.

        • Hattori Hanzo

          Lula e Dilma eram preparadíssimos.

        • Karla

          Com certeza Com certeza Com certeza mais uma aproveitador do poder 5 + para salvar o Brasil não tem bolsonaro não tem Lula não tem hora não tem Hulk para salvar o Brasil só tem uma solução o regime militar

          • Karla

            nenhum candidato tirar o Brasil do Caos que se encontra a realidade é nua e crua somente o regime militar para acabar com continuísmo e e acabar com bolsonaro acabar com essa corja de candidatos que só querem o poder para dizer que chegou lá porque não vão fazer nada somente o regime militar é a saída basta de bolsonaro é outra aproveitador não temos candidatos não temos representantes põe isso na cabeça

        • Karla

          quantas sensatez você tem razão mais um despreparado que a população está bajulando o povo é cego mesmo outro aproveitador outro persistindo no continuismo dessa desgraça que tá no país não a bolsonaro não a bolsonaro a única coisa que vai livrar o país do Caos é o regime militar queira ou não fique bravo ou não esperneia Ou não não tem jeito não tem solução é o exército no poder

        • Hattori Hanzo

          Quem aventureiro?

          • Rafael

            Um certo deputado inexpressivo.

          • Hattori Hanzo

            quem?

    • João Marcos Duarte

      Alguém que fala que burguesia deve ser morta com ak47 (já demonstrando desconhecimento em armamento) não tem moral alguma pra chiar.

      • Rafael

        Oh também lê o diario do centro do mundo.

        • João Marcos Duarte

          Nao perco tempo com esse tipo de leitura. Além do que, comentários do disqus são públicos.

          • Rafael

            Mas devia.

          • João Marcos Duarte

            Valeu pela indicação, mas tem material de comédia com melhor qualidade disponível na internet. Abraços.

  • Eles querem mais do mesmo, corrupção, desmoralização, pedofilia, clientelismo etc…

  • Daniel Prosini

    infelizmente alguns liberais (a qual eu me considero politicamente/economicamente) estão agindo EXATAMENTE como a esquerda. Concordo que o Bolsonaro não é perfeito, comete umas gafes e fala umas asneiras, mas defende pautas essenciais (O acesso as armas, por exemplo, que no meu ponto de vista é a base pra o liberalismo) . Achar que o Brasil vai dar uma guinada da esquerda pro liberalismo num piscar de olhos depois de decadas de assistencialismo estatal é ter a mesma ingenuidade dos esquerdistas e seu mundo dos sonhos.

    • Odilon Rocha

      Exatamente. Querem mudar um país viciado, que tem hercúleas tarefas pela frente, em um estalar de dedos.

    • Rafael Nascimento

      Os liberais pensam que o Brasil pode virar uma Hong Kong em alguns mêses, desde que o cara certo assuma a presidência e coloque em prática os preceitos da escola austríaca; 70 anos de cultura estatista não serão problema…

  • Juliano Lima

    Excelente texto.
    Pra quem lida com liberais, é exatamente a descrição deles! haha

  • Odilon Rocha

    Texto irretocável. É exatamente o que vem ocorrendo.
    E há gente, por falta de discernimento e ignorância mesmo, que tem o desplante de comparar Bolsonaro e Lula, em relação ao e tremo do espectro ideológico. É duro.

  • João Farias

    Liberal é um filhote de conservador que ainda não amadureceu…kkk

  • GeneralBuck

    Os Bolsominions querem decidir quem é ou não conservador. Texto foi escrito com o escritor se olhando no espelho onde também refletia a milagrosa imagem do mito.

    • Bidinho Casfin

      Só por usar o termo Bolsominion já diz de onde vem esse treu comentário. É mais rotular que contra-argumentar,e não acho que você tem capacidade para refutar o texto acima.

      • GeneralBuck

        São os Bolsominions que saem por aí gritando mito! mito! mito! em exaltada louvação ao ‘mito’.
        O autor quer tirar do Bolsonaro a figura messiânica e atirar no colo do seu adversário da hora. Pode colar, mas só para Bolsominions.

        • nando_dsqs

          Deixa de ser bobo
          O LULETES saem gritando o MESSIAS, alias o próprio LULA acha isso dele mesmo

        • Newton (ArkAngel)

          Radicais idiotas existem em qualquer lugar. Mas é melhor um radical idiota defendendo o Bolsonaro do que outros radicais cretinos defendendo o Molusco Nove-Dedos. Ambos são radicais e idiotas, mas os primeiros sabem escolher melhor quem idolatrar.

          • Karla

            Falou tudo só que um veste a máscara de militar para poder se dar bem usa o termo militar para dizer que foi um homem do exército para mim mas que na verdade ele virou as costas para o Brasil porque ele quer ser presidente ele não quer defender o Brasil se ele quiser se defender o Brasil ele estaria lutando para interagir junto a intervenção militar mas não o ego dele precisa ser vasculhado ele quer ser presidente e continuar a colocar a mulher os filhos e a filhinha dele todo mundo lá dentro dentro da política é outra aproveitador do continuísmo

          • Newton (ArkAngel)

            Acho que exigir perfeição de qualquer candidato é ilusão, pois todos irão fazer alguma merda em algum momento. Na minha opinião, o Bolsonaro é um candidato que obviamente não é perfeito, aliás, ele mesmo disse que não é nenhum salvador da pátria, porém, na atual situação do país, parece-me que ele foca nas necessidades mais urgentes, que são a segurança pública e a diminuição do estado. É mais ou menos como fazer um torniquete em um sangramento; por si só, isso não lhe salva a vida, mas te mantém vivo até você chegar ao hospital. Creio eu que o brasileiro, na média, não está ainda preparado para um governo 100% honesto e desestatizado, pois a corrupção, a safadeza e a vagabundagem infelizmente parecem estar no DNA da maioria dos brasileiros. Quase todos gostam de um privilegiozinho estatal, e honestidade não é uma qualidade comum, o sujeito que não devolve o troca dado a mais por engano pelo caixa do mercado, ou então tenta subornar o policial, não tem muita moral para falar dos políticos canalhas.

    • Karla

      Bolsonaro se tornou um mito insuportável ponha na cabeça não temos candidato que represente o Brasil a nível sou a favor do regime militar é a única solução para salvar o Brasil o resto é mito mito mito mito

    • K9s10
  • Juan Koffler

    Concordo “in totum”. Sucede que tal análise racionalista sequer chega às mãos (muito menos, a ser lida) das largas massas ignaras que conformam a sociedade e que são, “no frigir dos ovos”, maioria absoluta.
    Quem elege são essas massas, que se prostituem por miserável emprego; alguns sacos de cimento; um milheiro de telhas; ou qualquer outro apelativo meramente eleitoreira.
    Em suma, a capacidade de raciocínio dessa larga massa é restrita a um par de neurônios (se tanto)! Daí que nosso histórico problema não reside nos diversos (e tortos) perfis políticos, mas no eco destes sobre uma multidão de zumbis, literalmente falando.

    • Adamastor Paes Landim

      Por isso defendo eleições indiretas.

  • James Masi

    Imagino o caso em que Bolsonaro, o que teve “posições políticas equivocadas” num passado distante, mas em que já tinha 44 anos, e portanto não era mais criança para tê-las, achar que a “melhor solução provisória, dadas as circunstâncias”, seja uma gestão bolivariana para diminuir a “desigualdade”, para só depois fazer então uma guinada para maior liberdade econômica. Certamente preencheria o requisito de “real legitimidade popular”, porque o que o povão quer é isso, tirar de quem tem porque produz para dar para quem não tem. Se Doria, Alckmin, Huck ou Amôedo não servem, Bolsonaro também não.

    • Rafael

      Bolsonaro é mais bolivariano que a Luciana Genro.

  • Gustavo Costa de Oliveira

    “mulher de césar é o cacete”

  • Agapito Costa

    A minha opinião sobre Bolsonaro se define em um só objetivo; liberar o sagrado direito de termos armas, para nos defendermos, e até mesmo defendermos o nosso pais do comunismo.Quem tem conhecimentos básicos sobre os povos que foram desarmados, ao ouvir esta promessa dele, vê como um voto de confiança dado há sociedade. No que tange a economia lembre-se: Bolsonaro é um oficial do exército, portanto tem bons conhecimentos; bem mais do que Lula e Dilma.

    • Rafael

      Caso não tenha percebido o comunismo não ameaça mais ninguém.

      • Khael Isdenkhar

        Para quem acha que o Comunismo está morto: Diga isso na Coreia do Norte, ou melhor, diga isso aqui do lado, na Venezuela (e em um futuro bem próximo vc também poderá dizer isso na Bolívia)

        • Rafael

          Não apita mais em nada, ou vai dizer que Venezuela tem poder de influência mundial/ Aqui no Brasil um partido com viés de esquerda só chegou ao poder depois de um acordo com a burguesia nacional, os demais são nulidades no Congresso, nas ruas a capacidade de mobilização é infíma, ou seja, a esquerda não apita mais em nada, se não está morta, está gravemente doente.

          • Adamastor Paes Landim

            Isso mesmo, vai acreditando nisto, continue com este otimismo.

          • Rafael

            Isso é a realidade.

          • Adamastor Paes Landim

            Meu amigo, vc desconhece a realidade, vá ate Pacaraima, extremo noroeste de Roraima e veja com seus proprios olhos a quantidade de venezuelanos que estao se refugiando no Brasil, há relatos por esta gente de que ja estão comendo gatos e cachorros e outros animais domesticos na Venezuela porque a fome já é uma realidade naquela pocilga bolivariana pseudocomunista.

      • Newton (ArkAngel)

        Isso é o que querem que acreditemos. Fingindo de morto para enrabar o coveiro.

        • Roberto L Dos Santos

          Se você não vê ameças em suas políticas coletivista , estatistas, populistas que visam transformar todos em gados confinados a seu querer. Eles defendem ou dizem defender o pobre mas se aliam aos ricos para roubar os pobres, não é isso que nós mostra a lava jato

      • Khael Isdenkhar

        Vá a um DCE, ou a um campus universitário e diga abertamente que o Socialismo é o mal… … aí vc vera se ele (o Comunismo/Socialismo) está realmente morto…

        • Rafael

          Em DCE é sacanagem, um dos pouco lugares onde comunistas mandam.

          • Khael Isdenkhar

            Mas não é só nos DCES da vida que eles mandam: eles mandam em grande parte da mídia, muitos ditos intelectuais apoiam ideologias de Esquerda (e alguns até apoiam abertamente o Comunismo) e na máquina pública então, nem se fala. A verdade é que, se vc comanda a educação e os rumos que ela toma, em uma geração vc domina um país

          • Rafael

            A mídia brasileira é controlada por cinco famílias que estão longe de serem comunistas, na máquina pública só a parte sindicalizada do funcionalismo que tem um viés de esquerda, mas basta um aumentinho de salário para resolver, a educação brasileira passa longe demais de ser comunista, não acredite nessas balelas de doutrinação esquerdista, isso é mito puro e simples, quem entende de educação mesmo( não astrólogos, pastores e youtubers) pode te informar melhor.

          • Khael Isdenkhar

            Doutrinação é balela? Cara é só pegar um livro de história do primário que vc vai ver como é pintado o socialismo (apesar de ser uma teoria fracassada, que jamais vai funcionar) e observar que existe pouquíssima referência ao Liberalismo (nos livros enaltecem Marx e nem falam de Hayek, Mises). Fora que o Regime Militar é pintado como o demônio, mas em termos de números (que nunca são mencionados) ele era muito melhor do que qualquer tentativa do Comunismo. Fora que facínoras como Che Guevara e terroristas atrozes como Maringhela são pintados como “heróis libertadores”. Perdoe minha escrita ruim, é que estou sem PC, e escrever pelo celular é ruim.

          • Rafael

            A História é uma ciência, concorda? Há método para se fazer a pesquisa histórica,então não é uma questão de opinião, então o marxismo é importante para entender a sociedade especialmente no século XX, esse negócio de exaltação de Che e etc, cara, sinceramente, não se fala uma vírgula do Ustra, do Fleury, e suas atrocidades, não há menção alguma ao empresariado que pagou e sustentou da ditadura por muito tempo, o que é pior do que enaltecer quem quer que seja, pq não esclarece, portanto, não há doutrinação, isso é uma das muitas teorias da conspiração que existem por ai.

            A esquerda nunca teve o poder no país, e pelo visto nunca terá.

          • Khael Isdenkhar

            Cara, se vc não enxerga que é a esquerda que manda nesse país, e que a Esquerda é isso aí mesmo: um discurso bonito e uma prática que só privilegia uma elite – sinto dizer que vc foi alienado e só pensa aquilo que querem que vc pense (os patrocinadores da mídia que vc segue e dos “intelectuais” aos quais vc dá crédito).

          • Rafael

            Eu alienado? O Congresso nacional é todo formado de potentados econômicos ou seus serviçais, nos temos um país de desigualdade recorde. Olha para a história, acha que Dom Pedro I e o II eram comunistas? Os Presidentes da República Velha? Estado Novo? Da Ditadura? Ah mas a educação brasileira é dominada por comunistas, sério? Mentira deslavada, a esquerda manda tanto no país que a Presidente mais esquerdista foi golpeada sem um pio, manda tanto que o governo atual aprova qualquer coisa contra as teses de esquerda, manda tanto que não consegue fazer uma greve geral.

            Olha os governos de Lula e Dilma, veja quem foram os ministros, veja se eles mexeram com os interesses da alta burguesia.

            Sinto muito, mas se acha que a esquerda tem poder no país, o alienado é o senhor.

          • Khael Isdenkhar

            É sério que depois de todas as falcatruas desmascaradas do PT vc ainda crê em golpe? Cara, encerro por aqui. Vcs se acham inteligentes, mas só repetem o que seus líderes mandam…

          • Rafael

            Sem crime de responsabilidade, claro que foi golpe, para “estancar a sangria” como diria o camarada Romero Jucá.

          • Adamastor Paes Landim

            Sem crime o cacete, PIB negativo por 4 anos seguidos, quase 20 milhoes de desempregados, aumento de 200% na divida publica, roubalheira na Petrobras acontecendo na fuça deles e outras falcatruas a mais, se não foi crime de responsabilidade foi crime de leniência com o roubo e incompetência administrativa, Deus me livre desta corja novamente no poder.

          • Rafael

            Rapaz, remédio para governo ruim não é impeachment, e vc mistura alho com bugalhos, a deposição dela nada teve haver com a lava-jato.

          • Adamastor Paes Landim

            Eu particularmente era contra o impeachment por acreditar que a vice presidência tambem fazia parte do esquema de corrupção e incompetência adminisrtrativa, o que eu sempre defendi era a destituição pura e simples da chapa Dilma-Temer, a chapa tinha que cair integralmente por considerar-se suspeita de fraude explicita no processo de apuração dos votos em 2014 que foram feitos em sala fechada, com um ministro do STF que presidia o TSE indicado pela presidente, com agentes do partidão, sem acesso a imprensa, à fiscalização e à transparência, e sem condições de auditoria, onde pela Constituição, só neste quesito ja justificaria fraude eleitoral, pois não foram escolhidos os 24 membros permanentes da comissão apuradora, simples assim, destituição irrestrita com um prazo para formulação de novas eleições antecipadas sendo o Presidente do Senado convocado para suprir a vaga deixada pelos dois.

          • Newton (ArkAngel)

            Desigualdade?

            “Se o nosso objetivo é melhorar as condições de vida humana, dando uma vida digna a todos, nossa preocupação é com a pobreza, e não com a desigualdade.

            Pobreza diz respeito às condições absolutas em que alguém se encontra. Tem comida? Acesso a água potável? Habitação? Trabalho? Seus filhos podem frequentar uma escola ou se veem forçados a trabalhar? Os critérios são muitos.

            Já desigualdade é uma variável relativa, que nada diz sobre as condições absolutas de vida. Para saber se um país é desigual, é preciso comparar seus habitantes mais ricos e mais pobres e ver a distância entre eles. Um país que tenha uma pequena parcela de milionários e o restante da população passe fome é muito desigual. Já um onde todos passem fome é igualitário. A condição objetiva dos pobres em ambos, contudo, é a mesma.

            Igualmente, se os mais pobres viverem como milionários, e os mais ricos sejam uma pequena parcela de trilionários, a desigualdade é grande.

            As duas coisas, pobreza e desigualdade, se confundem facilmente, de modo que muita gente que se preocupa espontaneamente com a pobreza (que se preocupa, por exemplo, com quem não tem acesso a saneamento básico, ou a educação) acaba falando de desigualdade: da diferença entre os mais ricos e os mais pobres. E essa mistura muda nossa maneira de pensar: acabamos pensando que pobreza e desigualdade são a mesma coisa e que, portanto, o melhor remédio contra a pobreza é a redução da desigualdade, o que via de regra significa tirar de quem tem mais e dar para quem tem menos.” (Joel Pinheiro da Fonseca)

          • Adamastor Paes Landim

            Pera ai, mas quem disse que comunista gosta de pobre? quem disse que comunista quer igualdade entre eles? comunista quer a igualdade dos outros, que eles dominam, a elite comunista quer é hegemonia porra, eles usam os pobres e outras minorias como os tais “discriminados” da sociedade como pretos, pobres e homosexuais para atingirem seus objetivos enquanto fora do poder, e uma vez na totalidade do poder mandam todo mundo incluindo os que ajudaram na revolução para a vala comum, e ate para o “el paredón”, cara vc leu Marx demais e se esqueceu de ler Marcuse como contra ponto, e não so ele, se esqueceu de ler Gramsci tambem, comunista de verdade gosta de grana e poder, MUUUITA grana e muito poder meu caro, ahh de ouro, carrões e armas tambem, comunista quer ser é chique meu caro..

          • Rafael

            Gosto do pessoal de Frankfurt, Gramsci eu não li, vc leu?POr onde começo?

          • Adamastor Paes Landim

            SE leu sobre a escola de Frankfurt já é um grande começo, mas vale a pena sim ate não ler inteiramente, devido ao tédio da obra, mas fazer uma resenha da biografia Gramscista para entender o inicio do esquerdismo comunista e inclusive o fabianismo no Brasil. Quer ter um excelente resumo da historia contemporânea mundial incluindo a do Brasil dos ultimos 50 anos? Leia a “Hidra Vermelha”, de Carlos Azambuja, um livrinho com menos de 300 paginas que fala muito tambem sobre o golpe de 64, porque e ecomo ele aconteceu, vc le na boa em uma semana e entenderá toda a sujeira pra baixo do tapete que a esquerda enfiou nestes ultimos anos. Boa leitura.

          • Newton (ArkAngel)
          • Adamastor Paes Landim

            Meu caro, o comunismo é furtivo e camaleônico, ele muda de atitude e de regras conforme sua conveniência, e as familias de quem vc falou que tem o controle do mundo usam os comunistas enchendo-os de polpudas verbas para disseminarem sua politica e conduta nefasta no controle da sociedade em busca do tão almejado governo mundial só não ver quem não quer, alias, sempre foi assim, dsde a revolução industrial na Inglaterra, se não fossem estas familias que não quero dar o nome mas nem a URSS de Lenin/Stalin e nem a China de Mao teriam se estabelecido.

          • Adamastor Paes Landim

            Meu caro, o comunismo é furtivo e camaleônico, ele muda de atitude e de regras conforme sua conveniência, assim como as familias brasileiras que vc mencionou, tambem existem cinco famílias bilionárias que tem o controle do mundo e que usam os comunistas enchendo-os de polpudas verbas para disseminarem sua politica e conduta nefasta no controle da sociedade em busca do tão almejado governo mundial, só não ver quem não quer, alias, sempre foi assim, desde a revolução industrial na Inglaterra, se não fossem estas familias que não quero dar o nome mas nem a URSS de Lenin/Stalin e nem a China de Mao teriam se estabelecido.

          • Rafael

            Teoria da conspiração pura e simples.

    • Doutor Mundico

      Bobagem. Ter armas não é direito e o comunismo não se acabou devido a elas, e sim por esgotamento econômico.
      Esse papo de achar que ter arma resolve tudo na vida já mofou faz tempo……

      • Newton (ArkAngel)

        Claro que armas não resolvem tudo. Mas os bandidos, creio eu, sempre preferem atacar quem está desarmado. Por quais outros motivos os mesmos políticos canalhas que defendem o desarmamento andam com seguranças armados?

        • Osvaldo Pereira Júnior

          Tem gente que só saberá a importância de uma arma quando ver um bandido armado pular o muro de casa e arrombar a porta dele.

          Ai o sujeito descobre a falta que uma arma faz em casa.

      • Adamastor Paes Landim

        Ter armas JA FOI DIREITO no país, tomado à força pelos comunistas, sua anta, só vc não enxergou isto, e lembre-se para todo o sempre, que os judeus alemães, comerciantes, liberais, religiosos, próximo já da segunda guerra diziam a mesmíssima coisa que vc disse enquanto o demônio nazista crescia, e deu no que deu.

        • Doutor Mundico

          Possuir armas não garante liberdade a ninguém. Quando muito proporciona uma falsa percepção de segurança, pois o Estado sempre terá armas mais eficazes. Vai brincar de forte apache, menino bobo!!!

          • Newton (ArkAngel)

            Entre na minha casa à noite sem ter sido convidado e verá a falsa sensação de segurança.
            Quanto ao estado, não se preocupe, parasita esperto não mata o hospedeiro.

          • Adamastor Paes Landim

            Ta bom, vou fingir que acredito nesta tua retórica pacifista de ovelha, o que tem a ver o c… com a calça porra? Desde quando eu quero armas para brigar com Estado? Quero armas para num determinado instante e previamente calculado eu reagir a uma agressão injusta por falta de segurança publica adequada, agora se vc prefere dar a outra face problema seu colega, eu prefiro meu canhão de cano longo muito bem municiado que esta sucessão de governos calhordas, esquerdopatas e entreguistas me subtrairam do que entregar meu pescoço ao lobo. Mas não tem nada não, reconquistaremos nossos direitos com a guinada à direita que se Deus quiser este país ainda dará. Feliz Natal a vc e aos seus.

    • Karla

      a política do bolsonaro é se prevalecer do desarmamento é a única coisa que ele fala ele que é uma guerra civil a única saída para o Brasil é o regime militar não tem não tem candidato que vá dá jeito nesse país não adianta bolsonaro dar uma de bonzinho fazer fazer comício O povo tá tudo retardado

      • Adamastor Paes Landim

        Ué, e vc queria que a pauta dele fosse o que? alguém tinha que botar o dedo na ferida, e ninguém tocava no assunto ou tinha medo dele, todos hipócritas, defendiam desarmamento mas mantinham armas e seguranças armados para si e para os seus, alem de fortalezas e carros blindados, quer exemplo? te dou uns cem nomes pelo menos, incluindo politicos, – O desarmamento foi sim algo nefasto que sucumbiu de certa forma a sociedade brasileira pois ajudou a aumentar a insegurança publica e ate modificar fatores na economia prejudicando-a, e outra, ele nunca pregou ou incitou intervenção militar em publico coisa nenhuma, tu está equivocada ou tendo pesadelo, só pode.

  • Maxwell Freitas

    Obrigado por colocar em palavras tudo que eu penso e sinto ao ver o s liberais idealizando seus perfeitos candidatos!

    Como fogem da realidade e são adoradores da utopia tanto quanto os que dizem eles combater.

  • Candangus2

    A maioria dos liberais é raso intelectualmente. Se acham herdeiros do iluminismo, livres das amarras das crenças religiosas e de todo o arcabouço moral que as acompanha… Entretanto, como o texto chama a atenção, de forma maestral, mataram os outros deuses para adorar apenas uma divindade: a razão… seriam os liberais meros fantoches do pensamento gnóstico disfarçado de humanista, os adoradores de Sophia? Pensam que combatem o messianismo, mas são eles mesmos, de forma ignorante, os mais ardorosos seguidores do misticismo herege. Que ironia.

  • Doutor Mundico

    Lula e Bolsonaro são dois lados da mesma moeda desgraçada do populismo que assola o Brasil.
    São dois projetos de poder que falam exatamente o que a maioria ignorante e vazia da população deseja ouvir. Vendem a mesma ilusão a preços diferentes, apenas isso. No poder, tratarão de vender, comprar e alugar apoio político da única maneira que o populismo consegue: corrompendo a gestão e terceirizando o investimento para seus capangas.
    Alguém sabe a diferença entre um coronel sindicalista que promete copa do mundo, olimpíadas e “diproma de dotô” no atacado e um capitão-do-mato que promete porte de arma para todos e execução sumária de bandidos?
    Nem eu.

    • Newton (ArkAngel)

      Não acredito que um capitão-do-mato iria liberar armas para todos. Ele seria a primeira vítima.
      Pode até ser que Bolsonaro venha a ser o pior presidente da história. Mas votar nos mesmos de sempre e esperar um resultado diferente não á atitude muito inteligente.

      • Karla

        Ele vai senão ele vai ele já é o caos ele já tá fazendo o caos no país bolsonaro não pode ser presidente bolsonaro não tá preparado para isso bolsonaro tem limitado

        • Newton (ArkAngel)

          Na verdade, o bom presidente é aquele que sabe delegar poderes a quem entende de assuntos pertinentes ao governo. Não existe ninguém que possa dominar 100% assuntos como economia, políticas sociais, defesa territorial ao mesmo tempo. Para isso, basta ter uma visão da realidade das coisas e ser honesto, ao contrário dos esquerdalhas que estão no poder, que vendem ao povo idiotizado por eles mesmos a ilusão de um futuro cor-de-rosa que nunca chega. Estes sim que tornaram o país um caos.

      • Rafael

        Vc ainda não percebeu que ele é parte do sistema?

    • Rafael

      Verdade, acrescente que é um politico de carreira, FAZ PARTE DO SISTEMA, mas esses tolos acham que é uma novidade.

  • Audro Antonio Audro De Sousa S

    Padrão. Disse muito daqueles esquerdas camuflados. Preferem os mesmos ou talvez o pior com a justificativa de economia.

  • Pepe

    É para imprimir, moldurar e por na sala. Excelente!

  • KC7reality .

    O que esse estamento mafioso do benefício próprio não entendeu é que a mentira e o engano tem dois inimigos implacáveis e invencíveis, a saber, a Verdade e o Tempo.

  • Glauber Coutinho

    Nossa! O nível aqui está altíssimo! E o texto reflete bem a minha visão da crise de mentalidade que adoece de morte o país. Bolsonaro é uma chance rara, como analisa o jornalista, “dada as circunstâncias”. E a materialização do esforço do “establishment, que trazem uma embalagem de novidade para entregar o de sempre.” – é nossa condenação.

    • Newton (ArkAngel)

      Falou bem. Votar nos mesmos e esperar algo diferente não faz sentido.

    • Karla

      muito bom seu raciocínio

    • Rafael

      Ele é PARTE do establishment, vinte anos de Congresso!!! Uma nulidade lá, mas são vinte anos e não vinte dias.

  • Marco Aurélio Matos

    Nada a ver !!! Os liberals e libertários estão com pé atrás justamente pelo viés estatista de Bolsonaro, que ainda defende bobagens como manter “estatais estratégicas”, ou combater “exportação de um navio de minério para importar uma canoa de eletrônicos”. Fora isto, é um cara honesto, com boa vontade em reconhecer erros e mudar ideias erradas. Gosto dele, basta retirar o ranço estatista. Governo mínimo e vigiado é o único caminho …

    • K9s10

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • fbl

    Excelente. Liberais no campo moral andam junto com a esquerda e suas soluções econômicas não vão mudar o rumo do Brasil, pois por incrível que parece ainda tem coisa muito pior do que a economia nesse país.

  • Rafael Nascimento

    Bolsonaro não é o salvador da pátria; é o salvador da honra.

  • Bertrand Kolecza

    Muito ponderada, conservadora, avaliação da circunstância. Ajuda a compreender a saraivada de opiniões que abundam nas redes sociais.

  • Marcos Menezes

    No fim das contas quem espera um salvador da pátria são os liberais ao mesmo tempo em que acusam os conservadores de fazerem isso.Xingue-os do que voce é,acuse-os do que voce faz.