1. Brasil
  2. Conservadorismo
  3. Cultura
  4. Destaques

A relação entre Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro

21 de agosto de 2017 - 0:15:49


Hoje tentarei explicar a relação pública entre Olavo de Carvalho e Jair Bolsonaro, com dados disponíveis que foram coletados na internet e outros que eu guardo na minha memória. A análise do ‘Fenômeno Bolsonaro’ como ‘efeito colateral’ do trabalho do professor Olavo fica para a próxima, porque é mais complexo.

Acredito que a maioria aqui sabe da relação pública entre o professor Olavo de Carvalho e a família Bolsonaro — com o Jair Messias Bolsonaro, principalmente. É coisa de anos:

– No dia 12 de julho de 2012, Flávio Bolsonaro foi à Virgínia-EUA entregar ao Olavo a medalha Tiradentes;

– No dia 13 de fevereiro de 2014, eu ajudei a organizar um hangout que foi um crossover daqueles: Flávio, Carlos e Jair Bolsonaro juntos com Olavo de Carvalho, conversando ao vivo no YouTube sobre a situação política e sobre manifestações no Brasil;

– No dia 2 de abril de 2015, Jair Bolsonaro e Olavo estavam em um hangout falando sobre comunismo;

– No dia 26 de julho de 2015, Eduardo, Flávio e Jair Bolsonaro estavam juntos com Olavo outra vez em um hangout sobre as manifestações;

– No dia 25 de maio de 2015, Eduardo Bolsonaro citou o Olavo em plenário da câmara como fonte de estudos sobre comunismo;

– No dia 14 de janeiro de 2017, Eduardo Bolsonaro estava nos EUA e aproveitou para visitar Olavo em sua casa;

– Em artigo do dia 10 de junho de 2017, na Folha de São Paulo, Jair Bolsonaro admitiu que Olavo é uma das influências que faz a sua cabeça.

Qualquer outro tipo de interação pública entre a família Bolsonaro e Olavo de Carvalho se deu de forma indireta, por meio de citações e reproduções de conteúdos uns dos outros em sites, blogs e redes sociais. Olavo também defendeu Bolsonaro em praticamente todas as polêmicas em que o deputado se envolveu, dedicando postagens no Facebook e artigos em colunas de jornais quando notou que Jair Bolsonaro estava sendo injustiçado. Olavo comprou briga com várias pessoas, algumas até consideradas amigas pelo professor — o que gerou comentários em vários portais de notícias.

Olavo demoliu os argumentos de Leandro Narloch, Reinaldo Azevedo, Marco Antonio Villa, Rodrigo Constantino, Leandro Karnal, entre outros, sobre questões como a imigração, o episódio Maria do Rosário, o caso Brilhante Ustra, e, recentemente, sem citar nomes, Olavo destruiu muitos dos ataques dos liberais que querem inviabilizar no berço a candidatura do Bolsonaro.

Olavo de Carvalho já declarou que, até o presente momento, seu voto em 2018 é do Jair Messias Bolsonaro, e que está disponível para conversar — se os Bolsonaros assim quiserem. Olavo nunca negou atenção a quem o procurasse com humildade para conversar, aprender, receber orientações e tirar dúvidas. Se tiver sorte, você pode até mesmo dar uns tiros com os rifles do professor na floresta atrás da casa dele. Quem viu o Filme ‘O Jardim das Aflições’ teve um breve vislumbre de como seria. E Bolsonaro sempre tratou Olavo com o devido respeito, reconhecendo a grandeza do professor.

Exclusivamente sobre a questão de sua pré-campanha às eleições de 2018, Bolsonaro ainda não foi procurar oficialmente e publicamente o professor Olavo para receber qualquer tipo de orientação. Quem é aluno do COF sabe que, se tivesse sendo orientado pessoalmente desde já pelo Olavo, Bolsonaro já teria triplicado seu número de eleitores declarados e não teria cometido alguns erros que vem cometendo recentemente. Olavo já teria feito com que Bolsonaro se desvencilhasse de maneira efetiva dos ataques que eu descrevi em meu artigo “Metem Medo”, que foi parar no Mídia sem Máscara. O episódio da ovada foi emblemático para atestar que Bolsonaro precisa mudar urgentemente sua postura diante de alguns fatos.

Segundo Jefrey Nyquist, nenhum americano tem o real conhecimento da situação geo-política como tem o professor Olavo de Carvalho. Habilidade sui generis que classificaria o professor até mesmo como apto a orientar o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no combate aos globalistas. Olavo já vem dando conselhos de forma gratuita em seu perfil do Facebook, e a insistência de Trump em ignorar as orientações que chegam de todos os lados sobre limpar a casa antes de arrumar os móveis culminou nos recentes protestos entre grupos raciais nos EUA.

Olavo de Carvalho, escondido no interior da Virgínia, no meio da floresta, é como o mestre daquelas histórias presentes em filmes e romances da literatura, que narram a jornada de homens que precisam percorrer longas distâncias e escalar montanhas para se consultar com os sábios. A diferença é que hoje as coisas são mais fáceis, pois temos telefone, internet e aviões que encurtam qualquer distância, ainda mais para um deputado com um ótimo salário e verbas de gabinete disponíveis — como é o caso do Bolsonaro.

Entre Bolsonaro e Olavo conseguimos enxergar que existe estima e respeito mútuos. São dois grandes homens. Cada um deles é o melhor de sua respectiva área.

Olavo não precisa ficar implorando atenção de qualquer pessoa que seja para que escutem o que ele diz. Olavo é um filósofo e um intelectual. Ele simplesmente fala o que quer falar, o que tem para falar, e na hora que quiser falar. Não cobrem do Olavo que ele procure Bolsonaro. Vocês podem e devem cobrar é do Bolsonaro que ele se oriente com o Olavo, se querem que Jair melhore sua postura. É isso que eu venho tentando fazer aqui, como eleitor e cidadão brasileiro.

Não pensem que Olavo de Carvalho tem pretensão de ser para Jair Messias Bolsonaro uma espécie do que foi Saul Alinsky para Barack Obama, ou que Olavo vai ficar o dia inteiro no ouvido do Bolsonaro ditando como ele deve proceder. O professor já disse que não quer ser comparado àquilo que Harry Redner chamou de ‘mestre maligno’, que são pessoas que se acham os guias e profetas da humanidade. Olavo explica isso na aula 150 do COF.

Olavo já cansou de dizer que não quer cargos no governo, não quer ser ministro, que ele não tem plano de governo, que não tem um projeto de sociedade, que não tem script de um mundo melhor. Eu expliquei no post com a foto do Eric Voegelin que isso é ter fé metastática e querer Imanentizar o eschaton. A única coisa que Olavo disse que vai pedir ao Bolsonaro, caso ele seja eleito, é um item muito simples, que beneficiaria muito mais o povo brasileiro do que o próprio Olavo: que Bolsonaro libere os direitos de publicação das obras do Mário Ferreira dos Santos.

Se você acha que Olavo tem algum interesse escuso, como ganhar dinheiro ou algum cargo, você não o conhece, e pode ser que esteja projetando nele os seus próprios desejos.

Não comparem também alguns eventuais CONSELHOS que Olavo pode vir a dar ao Bolsonaro com o caso do Lula recebendo ORDENS de Fidel Castro, do Dirceu, do Genoíno ou algum outro agente do serviço secreto cubano, porque seria uma ofensa ao Olavo e ao Bolsonaro — e das graves.

Alguém aí pode estar pensando no papel de “consigliere”, que ficou famoso no filme “O Poderoso Chefão”. Mas a comparação só tem em comum poucas características, como o fato do consiglieri ser um amigo confiável, desprovido de ambição e que distribui seus conselhos de forma desinteressada. Em todo o resto, Olavo em nada se compara com um membro da Máfia. Já que, na máfia, o consigliere é o terceiro na hierarquia, representa oficialmente o chefe e o subchefe em reuniões, além de ser um criminoso também, é óbvio.

Quem enxerga Olavo como uma pessoa em qualquer lugar que não seja o topo da pirâmide sofre de falta de Senso de Hierarquia, que é a capacidade de saber classificar, organizar e separar as pessoas (e a si mesmo) de acordo com seus respectivos papéis e posições nos arranjos da sociedades e organizações.

Quem faz confusões sobre os papéis de Olavo e Bolsonaro no quadro geral também precisar ler a ‘República’, de Platão, se inscrever no COF e conhecer a Teoria das Castas do professor Olavo de Carvalho, que em nada tem a ver com a visão marxista de classes sociais.

Olavo resume sua teoria da seguinte forma: “Em toda sociedade existem quatro castas, das quais a primeira se incumbe do guiamento espiritual, moral e intelectual, a segunda do poder político e militar, a terceira da organização da atividade econômica, (e) a quarta dos trabalhos auxiliares e braçais”.

Se querem entender melhor essa tese, se inscrevam no Seminário de Filosofia.

Cabe a nós, no papel de eleitores e cidadãos, fazermos a nossa parte.

 

Pedro Henrique Medeiros é aluno de Olavo de Carvalho no Seminário de Filosofia.

 

 

  • Filosofia Analítica BR

    Pedro Henrique é a mais nova olavete cuja relevância jamais romperá os âmbitos do facebook.

    Quem acompanha o Olavo sabe do esforço hercúleo que esse indie faz para ser notado pelo professor. Outro dia estava se gabando de “dar nome aos bois, sem medo de processo”. Ora essa, mas quem é que vai processar um zé das couves? Quem se importa com a opinião de mendigo intelectual?

    Essa amálgama de reacionário, indie e redneck faz parte de um grupo de “conservadores raiz” do FB; um bando de retardados que acham compatível defender a “alta cultura” e exercer militância histérica a favor do mais ignorante dentre os possíveis presidenciáveis.

    Qualquer coisa que não cheire a nióbio estimula o que neles possa haver de pior.

  • Filosofia Analítica BR

    Deletou por qual razão? Não aguenta críticas?

    Pois bem, Pedro Henrique é a mais nova olavete cuja relevância jamais romperá os âmbitos do facebook.

    Quem acompanha o perfil do OdC sabe do esforço hercúleo que esse indie faz para ser notado pelo professor. Outro dia estava se gabando por “dar nome aos bois, sem medo de processo”. Ora essa, mas quem é que vai processar um zé das couves? Quem se importa com a opinião de mendigo intelectual?

    Essa amálgama de reacionário, indie e redneck faz parte de um grupo de “conservadores raiz” do FB; um bando de retardados que acham compatível defender a “alta cultura” e exercer militância histérica a favor do mais ignorante dentre os possíveis presidenciáveis.

    Qualquer coisa que não cheire a nióbio estimula o que neles possa haver de pior. É o caso do Flávio e do Dória.

    • Josias Beltrami Acauan

      chora mais fake vagabundo! <3

    • Leandro Pereira

      O cara vem com perfil fake cagar críticas. Muy valente.

      • Filosofia Analítica BR

        Uso fake pois esse povo ataca em bando. Funciona assim; um ignorantão faz um texto porco, imitando o professor Olavo. 5 minutos depois, todos da mesma laia já deram like e compartilharam o texto. E quando um se mete em briga o modus operandi é o mesmo.

        Se eu xingar esse conservador da Rua Augusta com piercing no mamilo com meu perfil original, em 5 dias meu facebook virará festa do Nióbio.

        • Israel M Z

          Arruinaldo, é você?

          Pelo desfile de penas de pavão parece. Mas, pela qualidade das penas parece mais uma mistura de pica-pau com quero-quero.

          • Filosofia Analítica BR

            Ser chamado de Arruinaldo pode até configurar ofensa nos meios mais intelectualizados. Mas, como o que está em debate é Pedro Henrique, vou aceitar como uma lisonja.

          • Newton (ArkAngel)

            Bolsonaro Imperador.

        • Newton (ArkAngel)

          Bolsonaro 2018 e 2022.E se reclamar vira imperador.

    • Newton (ArkAngel)

      Bolsonaro 2018 e 2022.

  • Luiz F Moran

    Pedro Henrique, essa “caravana” do Lula no nordeste – que de fato é campanha eleitoral ilegal feita com dinheiro de verba partidária ($$$ público) – somada às diversas “pesquisas” eleitorias que o apontam na liderança podem ser uma espécie de “lastro” ou justificação de uma possível vitória desse fantoche do Foro de SP em 2018.
    Está mais do que provado, mas pouco divulgado, que as urnas eletrônicas não são confiáveis, e que, o TSE tem o poder de decidir o vencedor de qualquer eleição caso as apurações sejam realizadas como em 2014, ou seja, secretamente.
    Diante disto, o que podemos esperar ? Como podemos confiar na lisura das próximas eleições ?

    • Rafael

      As mesmas urnas que elegeram Bolsonaro diga-se de passagem.

      • Luiz F Moran

        Você é de que planeta Rafael Fake ? Estou me referindo às eleições par presidente onde existem apenas algumas dezenas de candidatos e é o que REALMENTE importa.

        • Rafael

          Ué, mas não são as mesmas urnas, quem pode o mais pode menos.

          • Luiz F Moran

            Fake, vai enchar o saco de outro, não perco tempo com tipos como você.

          • Rodrigo Taira

            A apuração para deputados foi secreta também? … ah, não. Foi só o segundo turno p eleição do presidente!!!

          • Luiz F Moran

            Rodrigo, e por que você acha que tem alguma importância quem será eleito deputado ou senador no Brasil ? Num Estado Fascista como é o nosso, pouco importa quem está no legislativo, o que importa é quem está comandando o Executivo, que tem a prerrogativa de nomear juizes para as altas cortes do país e também militares de alta patente para assumir o comando das Forças Armadas em suas diversas bases.
            Entendeu ou quer que eu desenhe ?

          • Olivio Girelli

            Bolsonaro vai ter essas prerrogativas? Fudeu.
            Se ganhar nas urnas eletrônicas Luiz Moran não vai poder aceitar.

          • Luiz F Moran

            Vc é venezuelano ? Apoiador do Maduro ?
            Mimimi, blábláblá, teoria da conspiração…etc… somos todos doidos varridos, não é mesmo ?
            Leia este artigo sobre as urnas, é fato “venério” como diz Paulinho Gogó: http://midiasemmascara.org/colunistas/urnas-eletronicas-todas-foram-violadas-em-teste-na-defcon/

          • Olivio Girelli

            Artigo desse site? Kkkkkkkkk
            Retardado

          • Rodrigo Taira
          • Ainda bem que vi isso para te bloquear. Quase perco tempo com você.

          • Olivio Girelli

            Vc falar comigo? Se liga seu mongol…kkkkk
            Olavete como vc e o Luiz Moran só servem para fazer rir
            Kkkk

          • Newton (ArkAngel)

            Que sujeito risonho! Bolsonaro 2018,2022 e 2026

          • Olivio Girelli

            Deixa de mimimi seu cagão doutrinado. Seja homem. Assuma a porra do risco. Sua mamãe não vai te dar mamadeira. Talvez o Olavo, sei lá.
            Já entra na eleição arrumando desculpinha. Assim é mole zé mané.
            Eleiçào é isso, é risco.
            O Trump não ganhou?
            Então acredita no Bolsominion, mas sem coisa de mulherzinha, chorando de véspera.
            Vocês ficam parecendo o Cuca na época do Botafogo: – o juiz me prejudicou, o bandeirinha prejudicou, tinha um homem me olhando me prejudicou, o outro time me prejudicou, a bola me prejudicou..kkkkk
            Para de manha Olavete, se tem medo não entra na porra da briga.
            Seu Luiz mimimizeiro.
            Patético viu, patético.

          • Luiz F Moran

            Olivio “Dutra” Girelli, cagão é CÚ da sua mãe seu babaca analfabeto de bosta.

          • Rafael

            kkkkkk, essa do Cuca foi dose.

          • Newton (ArkAngel)

            Que sujeito boca-suja! Vou falar pro Bolsonaro lavar sua boca com sabão! Eleição é risco, menos no Brasil.

          • Newton (ArkAngel)

            Que sujeito pessimista! Bolsonaro 2018 e 2022.

          • Olivio Girelli

            Cara… vocês tem que parar com esse mimimi… porra.

          • Newton (ArkAngel)

            Quanto custa pra arrancar um dente? Bolsonaro 2018 Imperador.

          • Rodrigo Taira

            Se você sabe desenhar já é um começo… acontece que a resposta não foi para você (ou não deveria ter sido).
            .
            Mas eu vou “desenhar alguma coisa para você” também. Talvez eu não desenhe tão bem assim, mas vamos tentar…
            .
            VOCÊ vem e diz que a urna eletrônica é fraudável. Algum idiota, ou mal caráter mesmo, não admitindo o obvio – que as urnas são fraudáveis – vem e solta o seguinte “arjumento”: “mas é a mesma urna que foi usada para eleger dep. Bolsonaro…”
            .
            Ao que, eu, para REFORÇAR o que você mesmo disse ao abrir o Post (de que há fraudes nas eleições do executivo) digo: mas apuração secreta foi feita apenas na eleição do segundo turno que elegeu EXCLUSIVAMENTE o chefe do executivo.
            .
            Tá entendendo? Eu não estou contrariando o que você está dizendo. Estou reforçando o que você disse. PQP!!!

          • Luiz F Moran

            Volta para o parquinho Rodrigo, sua mãe deve estar preocupada e te procurando. PQP !

          • Renato Lorenzoni Perim

            Esse Rafael é uma pele do saco mesmo. Sujeito inconveniente.

          • Olivio Girelli

            Ia… o cara fala que a urna é fraudada. Mas o Bolsonabo se aproveitou delas então?
            É cada mentiroso hipócrita por aqui.
            É muito malandro pra pouco País.

          • Rafael

            Pra quem acredita que há uma conspiração comunista mundial, urna fraudada é o de menos. Ao menos é factível, mais do Foro de SP.

          • Newton (ArkAngel)

            A urna é fraudada quando interessa.

          • Newton (ArkAngel)

            Bolsonaro 2018, com urna ou sem urna.

      • Beto Gomez Fonseca

        Vc é retardado Rafael fake? Nem todas as urnas são fraudadas, apenas a parte necessária para virar uma eleição. Smartmatic estava presente em 3 estados na última eleição, além disso apuração secreta de urnas por si só já é fraude! Provavelmente um mortadela MAV enchendo o saco aqui!

        • Rafael

          Beleza cara, de todas as ideias malucas que eu leio aqui essa é a mais factível.

  • Gostaria de ver o Filósofo Olavo de Carvalho participando do futuro governo de Jair Bolsonaro como um conselheiro, um papel desempenhado como Mangabeira Unger ou Steve Bannon. Alguma chance?

    • Gato Branco

      Leia o artigo Zé.

      Olavo está ACIMA de Bolsonaro. Ele não precisa de cargo algum para participar. Ele é o caminho, através de seus ensinamentos, seja por ideia própria ou dissertação de outros pensadores.

      Basta Jair ter humildade. Ler, ouvir, aprender e colocar em prática de forma genuína, é isso que Olavo ensina.

      Mais que isso seria colocar Olavo em uma posição fora da casta de guia, e posiciona lo como político comum.

      Abraços.

  • Rafael

    Se afasta desse cálice Olavo, tu não merece e ele(s) são incapazes de compreenderem 90% do que fala.

  • Olivio Girelli
    • Robson La Luna Di Cola

      Será que poderemos ter um ‘efeito Crivella” com o Bolsonaro? Não se esqueça que a maioria dos evangélicos, se o seu pastor pedir para votar em um cabo de vassoura, ele votará. Acho que foi o próprio Crivella quem disse que AS IGREJAS EVANGÉLICAS PRETENDEM ASSUMIR O CONTROLE POLÍTICO DO BRASIL!!!!

      • Rafael

        Foi ele mesmo, nos cultos dos pastores mais famosos começam a incutir essa ideia.Mas Bolsonaro serviria apenas de trampolim, como é inepto como Dilma SE for eleito é provável que nem conclua o governo.

        • Robson La Luna Di Cola

          Se o Bolsonaro for eleito Presidente, será que teremos a implantação do DÍZIMO OBRIGATÓRIO? Será cobrado 10% de todas as operações financeiras, para serem doados para as igrejas evangélicas?

          • Olivio Girelli

            Na hora.

  • Olivio Girelli
    • Thiago

      > usa VEJA como fonte crível de fatos

      alienado.

      • Olivio Girelli

        Descerebrado.
        Você usa o Horóscopo..kkkk
        Olavão, come o cú dessa menina.

        • Thiago

          Você é tão frouxo que bosteja pelo teclado por trás de um monitor. Comente mais merdas aqui, ajuda a aumentar a relevância do site, seu pedaço de bosta.
          Aliás, você deve estar nervosinha mesmo, com a ascensão conservadora no mundo inteiro. Tipos como você só se explicam pela ausência de um pai na infância, ou um pai abusador. Defensor de bandido e de pautas esquerdistas…
          Quanto mais vergonha você sente de si mesmo, mais você deve se engajar nessa sua ridícula militância virtual, não é mesmo?
          Mas é sério, continue no MSM, você nos faz rir e aumenta o SEO do site!

        • Thiago

          Seu pai foi comprar cigarro e nunca mais voltou, não é mesmo? A gente entende.

        • Newton (ArkAngel)

          Cu não tem acento, a não ser que seja o cu de quem já deu o cú.

    • Newton (ArkAngel)

      Que sujeito citador de sites!

  • Olivio Girelli
  • Papo de Mito

    Olavo tem razão. E BOLSONARO SERÁ PRESIDENTE!

    • Gato Branco

      Se depender dos asnos petistas e de 60% da população que acham que Bolsonaro é uma piada, não vai mesmo.

      A grande questão é como um libertário a favor do Estado mínimo vai fechar os olhos pra um sujeito que tem horror a iniciativa privada, a qualquer reforma capitalista ou mesmo a questões que já passaram do limite, como a proibição das drogas, que consome bilhões dos nossos bolsos para absolutamente nada factível.

      Que dirá o cidadão comum, habituado ao político padrão? Acho prudente, caso Jair queira mesmo ser eleito em 2018, rever muita coisa. Repito: muita coisa.

      Se ele mudar pontos básicos, claro que prefiro votar nele que no raposa Doria.

  • FERNANDO

    E dizer que a Direita está “representada” por esse VIGARISTA CONTUMAZ chamado Olasno (Olasno=Olavo+asno) de Carvalho. Ainda bem que há pessoas inteligentes que sabem que esse cidadão imbecil e burro
    nao passa de um Guru de Seita, um fanático religioso que defeca pela boca as mais absurdas insanidades que um ser humano consegue produzir. Sou um conservador e me identifico com os valores conservadores e da Direita. No entanto acredito na Ciência e não sigo um velho burro e paspalho que engana os fãs da sua Seita com tamanha safadeza Já sei que os membros da Seita Olasniana irão começar a espumar e a latir. Que continuem a seguir o seu Guru VIGARISTA.

    • Thiago

      “Olasno nao passa de um Guru de Seita”
      “Sou um conservador e me identifico com os valores conservadores e da Direita”

      Dissonância cognitiva ao extremo.

      “No entanto acredito na Ciência”
      Como se não houvessem milhares de falsificações científicas tidas como verdade no âmbito ecológico, sexual, psicológico, e até mesmo histórico/antropológico dentre outros.

      • FERNANDO

        Eu não falei que os fanáticos da Seita do Guru VIGARISTA iriam começar a espumar e a latir na defesa do “teacher” e Guru Olasninho? Pode espernear mais aprendiz de VIGARISTA.

        • Olivio Girelli

          Bando de amebas Olavianas.

          • Israel M Z

            “amebas olavianas”.

            Cara Olívio Pau-no-ouvido, a fêmea zurrante de uma besta tísica e delirante!

            Você em sua histeria, baseado em achismos, tem andado por aqui a encher o saco de todos. E até curto um cara que gosta de encher o saco e trocar umas porradas quando valem o suor.

            Mas, você é tão ignóbil que quando humilhado por argumentos mais fortes ou ridicularizado de forma ofensiva não consegue nem ofender com virilidade ou humor. E quando é enquadrado de forma muito humilhante, como fiz em outro post, só consegue me denunciar como impróprio. Isso te transmuta em algo ainda menor e mais primitivo que um verme.

            Nessa condição fica chato te perseguir, nunca gostei de arrumar briga com caras mais fracos que eu – e bater publicamente em você é o mesmo que esmagar uma barata em cima de um palco.

            Por que você não da sua bunda em outras paragens? Talvez até arrume alguns amigos delirantes que te achem bem espertinho.

          • Newton (ArkAngel)

            Olivio é esclerosado.

          • Newton (ArkAngel)

            Olivio é corno.

    • Filosofia Analítica BR

      Compreendo a falta de acesso à educação, afinal, o Rio Grande do Sul vem sendo dominado pela família Genro e congêneres esquerdistas há muitas décadas. Mas está na hora de aprender a escrever, né Fernandinho? Está crescidinho demais para se comportar como um bebê.

      • Israel M Z

        Nessa sou obrigado obrigado a concordar contigo.

        Pobre Fernandinho beira dar (a bundinha). Você não sabe sequer se comunicar na sua língua, como pode ousar tentar afrontar a imagem de alguém que você nitidamente não entende?

        Veja, o Olavo e qualquer intelectual sério pode ser contestado em qualquer espectro de seu trabalho (até um obtuso como você deveria entender que isso faz parte do meio intelectual sério), mas você nitidamente nunca leu nenhum livro dele e posso supor, sem medo de errar, que você nunca leu bosta nenhuma – exceto uns excrementos impressos como os do Paulo Coelho e revista Veja (o que no seu mundo de achismos deve te identificar como sendo da “direita”).

        Apenas sua frase de que diz que “acredita” na ciência, saiba Deus o que isso significa, mostra um problema cognitivo tão grande que chamar você de retardado seria elogioso e vil com os pobres deficientes mentais.

    • Newton (ArkAngel)

      Todo o planeta tira uma onda do Olavo, mas ninguém chama para um desafio.

  • Adriam Silva

    Um esquizofrênico paranóico defendendo um retardado. Só pode sair catástrofe dessa junção.

  • Marcos Menezes

    Seria muito bom que o Bolsonaro ouvisse alguns conselhos do Olavo,até pra ele se orientar melhor e entender melhor a situação.Se tivesse feito isso antes talvez essa condenação por apologia ao estrupo não existisse.O Trump é outro que poderia se beneficiar dos conselhos do Olavo e se livrar de uma vez por todas dos inimigos dos EUA.Ele não se livrou dos inimigos internos e deu no que deu:agora ele é que é o nazista.São oportunidades de ouro de chutar a bunda desses facínoras que são sistematicamente desperdiçadas.

  • Rafael

    “…que ele não tem plano de governo, que não tem um projeto de sociedade, ”

    Bolsonaro também não.

  • Osvaldo Pereira Júnior

    Lula ainda é uma grande ameaça a Bolsonaro nas eleições do ano que vem caso não seja condenado em 2 instancia.

    Ainda existem muitos pobres preguiçosos e sem nenhuma cultura que em troca de promessas de bolsas e mais bolsas ainda votarão no Lula. Sem contar a classe alta que é petista em sua maioria para continuar saqueando o BNDES debaixo dos panos no velho capitalismo de estado comuno-petista.

    Tem os bandidos que também votarão nele para continuar cometendo crimes e ter a garantia de impunidade absoluta enquanto o cidadão continuará desarmado facilitando ainda mais a vida da bandidagem.

    Tem os promíscuos que também irão votar no PT para ter leis e mais leis de sodomia sendo aprovadas no parlamento.

    Quem irá votar contra o Lula será a esmagadora maioria da classe média trabalhadora e honesta que não aguenta mais ser roubada por bandidos nas ruas e pelo governo através de impostos para que a farra continue funcionando.

    João Dória e Ciro Gomes também irão tirar muitos votos de Bolsonaro pois os esquerdistas desiludidos com Lula irão votar em Ciro Gomes (uma espécie de Lula 2.0) e os de centro que consideram o discurso de Bolsonaro assustador irão votar em João Dória (o FHC 2.0).

    • Filosofia Analítica BR

      Lula é um analfabeto, assim como o Bolsonaro. Muito bonito falar da escolaridade de um e ignorar a total incapacidade do outro.

      Ah, essa alta cultura brasileira…

      • Nem um nem outro são analfabetos. Lula estudou até a 5ª série (era normal abandonar os estudos nessa época, porque na 6ª ficava mais “pesado”) e é formado como torneiro-mecânico. Bolsonaro é um Oficial do Exército formado na AMAN, o que é equivalente hoje a um curso de Nível Superior.

        • Newton (ArkAngel)

          Então, quase iguais.

      • Newton (ArkAngel)

        Mas um analfabeto ladrão é pior…

    • Doria = Collor + Alckmin.

      • Rafael

        Rapaz, que definição perfeita!Parabéns pelo poder de síntese.

    • Rafael

      Só os luminares, da direita inteligente e cultíssima votará num anão como Bolsonaro, sem projeto de país, sem uma única ideia relevante, com uma atuação parlamentar pífia em 20 anos de Congresso, é desesperador ter uma elite intelectual assim, partindo do princípio que o senhor tem razão sobre os eleitores de Lula, Ciro e Dória, o que não tem.

      Todavia, duvido que Lula se candidate ou possa se candidatar, visto que o Judiciário é parte integrante do último golpe.

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Quem é de classe média, trabalhador, honesto e bem informado só pode votar no Bolsonaro, não existe outra escolha. Estamos cansados de sermos assaltados por bandidos e pelo estado e o único candidato que combate tanto os bandidos como o estado grande é Bolsonaro.

        A única exceção talvez seja os eleitores covardes que por acharem o discurso de Bolsonaro digamos “agressivo”, poderão acabar desperdiçando votos no Dória. Por isso que eu acho o Dória uma ameaça maior ao Bolsonaro do que Ciro Gomes e até mesmo Lula. O Dória sim pode ferrar o Bolsonaro.

        Em relação ao projeto de país, o Lula sim é que tem um grande projeto de país. A Venezuela está bem ai ao lado para nos mostrar esse maravilhoso projeto.

        Também concordo que ele não irá se candidatar pois não escapará da 2 instância.

        • Rafael

          O Dória é pequeno fora de SP, não desperta confiança,fora que até o momento não tem o que mostrar em SP. A questão do Bolsonaro é que ele fala o que o povão pensa, mas não mostra como vai diminuir o estado e manter serviços essenciais para justamente esse povão.

          Ciro infelizmente, ao meu ver o mais preparado dos pré-candidatos, não é ainda ameaça, como de praxe nesse país que sempre escolhe a mediocridade.

          Lula está distante de ter um projeto comunista para o país, fica tranquilo.

          • Israel M Z

            Lula não tem um projeto comunista para o país.

            Sério? E o que ele praticou até aqui? E o que ele fala abertamente em discursos no Foro de São Paulo e em encontros da esquerda militante? Isso configura teoria da conspiração ou fato?

            Você tem alguma sinceridade intelectual e mente descaradamente ou tem problemas cognitivos de percepção da realidade?

            Pastel de estrume você é caso de estudo, praticamente uma lenda. Parabéns!

          • Rafael

            Rapaz é impressionante seu destempero.O sujeito tinha na base de apoio partidos de centro e de direita,ministro de direita ao menos os mais importantes,escolheu pra pgm e stf quem as corporações indicaram,fez um governo onde bancos e multis lucraram astronomicamente,NÃO MEXEU com nenhuma estrutura da sociedade,como a agrária e tu vem dizer que o governo foi comunista?Nem no site da revista ufo eu vi pessoa tão delirante.

          • Israel M Z

            Querido Pastel de Estrume, o Earl da sociedade SACO ESCROTAL

            Impressionante é sua capacidade de mentir para alguém que não seja vacinado contra o tipo de cagalhão que você é.

            Desde quando não é estratégia de partidos de esquerda flertar com os poderes vigentes, sejam grandes corporações e grupos financeiros ou mesmos com a Igreja, maçonaria etc? Mas é claro, você sabe disso e só tenta desinformar os incautos.

            E claro que ele não mexeu pra valer na estrutura da sociedade brasileira (daquele jeitinho que você fica imaginando enquanto enfia dois dedinhos no cu), pois como você bem sabe, ele e outras lideranças do Foro de SP entendem que eles não tem condições AINDA de fazer isso. Se eles tivessem na mão as forças armadas no Brasil (como tem na Venezuela e Cuba) já teriam colocado os seus projetos completos na mesa enquanto a população toma no cu e assiste tudo sem poder fazer nada.

            Você não é apenas escroto e hipócrita. Você é um pedaço de merda que quando defecado, por um evento infernal único na história, aprendeu a falar e veja só! Até a ler e escrever! Estou até pensando em fazer um artigo sobre você e mandar pra Super Interessante (lá no fundo do poço jornalístico talvez tenham espaço para uma área “Além da Imaginação”).

          • Rafael

            Você é completamente alucinado, usando os seus termos a pica da realidade goza na sua cara e vc nem sente.

          • Israel M Z

            Caro Pastel de Estrume!

            Que orgulho, você finalmente deixou seus micro testículos saírem da cavidade torácica para a seu pequeno saco escrotal.! Em respeito a tão maravilhoso e inesperado evento retorno você a posição de Sir. Nesse ritmo em um mês tenho esperança de voltar a chamá-lo pelo nome, quem sabe!? Um homem pode ter esperança…

            Veja caro bostalhão, o único que esfregou a pica da realidade na sua cara até agora sou eu. Isso explica o cheiro de virilha do seu queixo e também o fato de você não conseguir refutar nada do que digo, sem a velha técnica esquerdopata de trocar o assunto quando não vê saída.

            Mas, continue diminuindo a intensidade da canalhice! Logo quando menos esperar vai conseguir uma namorada, um emprego de verdade e quem sabe até pare de ouvir chico buarque.

          • Newton (ArkAngel)

            Concordo, Lula não tem nenhum projeto comunista
            para o país, mas sim, para a América Latina inteira.

          • Rafael

            Acorda pra realidade. Ainda dá tempo.

          • Newton (ArkAngel)

            Haha, olha quem fala…
            Bolsonaro 2018 e 2022. E se achar ruim, vira imperador.

          • Osvaldo Pereira Júnior

            Dória não tem força nacional para vencer nenhum candidato forte de esquerda mas servirá para absorver muitos votos do Bolsonaro.

            É ai que Dória se torna o maior inimigo de Bolsonaro nas eleições.

          • Rafael

            Não acha que o eleitor do Bolsonaro tende a anular o voto?

      • Newton (ArkAngel)

        Melhor não ter nenhum projeto…Lula e o PT tinham (e ainda têm) um projeto e olhe só como estão as coisas.

    • Newton (ArkAngel)

      Você se esqueceu do Rafael e do Olivio Girelli. Eles também irão votar no Lula em 2018, mesmo que ele não esteja disputando por estar inelegível.

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Sim esses dois fazem parte da categoria descrita acima dos intelectuais de esquerda vulgarmente conhecidos como idiotas úteis. Muito provavelmente devem ser funcionários públicos.

        • Newton (ArkAngel)

          Em que pese o alto nível de cultura desses ditos intelectuais, o fato de ser petista ou de esquerda tem um peso muito grande de maneira negativa, chegando até a anular qualidades que seriam apreciáveis se tais inteligências fossem direcionada à coisas menos nefastas…se bem que estou pra ver coisa mais nefasta e odiosa do que o esquerdismo.

    • Brazilnut300

      Lula está morto. Quem viver, verá! R$ 250 bilhões de prejuízo com a Eletrobrás em 15 anos??!!! Não há sanduíche de mortadela que fará o povo votar no Lula.

      • Lula está extremamente enfraquecido, mas ainda tem poder nos sindicatos e Judiciário, além de ser um arquivo vivo poderoso para fazer chantagens contra todo o establishment caso seja preso.

        Muita coisa ainda pode acontecer…

    • Victor Cunha Ribeiro

      Osvaldo Pereira Júnior, meus parabéns! Analisou muito bem a situação política para 2018. Assino embaixo e anseio por uma condenação em 2ª instância do “cachaceiro”, pois diante da falta de consciência política e moral da população brasileira, temos muito o que temer!

      • Osvaldo Pereira Júnior

        Obrigado!

  • Gato Branco

    Sinceramente eu fico confuso quanto a esse apoio do prof. Olavo a Bolsonaro, pois excluindo ao que tange o conservadorismo, o sujeito é estatista (Olavo é libertário minarquista), fraco intelectualmente e com pouco ou nenhum senso de bem maior pela sociedade, com exceção da segurança pública.

    Seria Bolsonaro “um caminho” até um verdadeiro conservador libertário em 2022?

    Juro que já procurei algumas coisas para embasar a tese do prof. Olavo para um governo de Bolsonaro, mas não consegui.

    Alguém pode ajudar com isso?

    • Bolsonaro não é nem conservador muito menos libertário, sendo que é impossível ser conservador e libertário ao mesmo tempo.

      Bolsonaro é um nacional-desenvolvimentista (uma doutrina de centro bastante forte no Brasil, que tem tanto valores de esquerda como dirigismo estatal como de direita como patriotismo e defesa de valores nacionais) de viés conservador.

      • Gato Branco

        E é esse tipo de gente que Olavo quer como presidente para o Brasil? Uma versão tupiniquim de Hugo Chávez?

        Muito bacana, enquanto isso vive calmamente em seu paraíso protegido por leis libertárias e um Estado, que se não é mínimo, pesa um terço no bolso em relação ao nosso. 👌👌👌

        Cada vez mais penso que Olavo quer mesmo é que o Brasil se exploda.

        • Rafael

          Fica tranquilo que nem o Bolsonaro sabe que é isso.

        • Olavo quando fala de política deixa a desejar, a meu ver.
          Sou da opinião de que devemos nos fortalecer no Congresso antes de querermos a presidência. Por isso mesmo luto pela criação do Partido Militar Brasileiro, para congregarmos os direitistas em um grupo único e organizado, algo que ainda sequer temos no Brasil.

          • Gato Branco

            Perfeito Pedro.

  • Junior Vieira

    Tá cheio de “intelequituau” nos comentários xingando o Olavo e seus alunos mas nenhum argumentando e refutando-o.

    • Juntar Olavo e Bolsonaro obviamente traria aqui um monte de MAVs. Isso de vez em quando é bom para identificar trolls esquerdistas e bloquear.
      Só hoje bloqueei 3.

  • Rafael Nascimento

    Estou muito curioso para conhecer o COF. Mês que vem faço minha matrícula.

  • Robson La Luna Di Cola

    Falando em política, o “Illuminati” Michel Temer já começou a vender o país. Vai começar com a Petrobrás…

    • Daniel Robert

      Poxa que legal, não sabia que o País se resumia a Petrobras, mas é uma pena mesmo, pois eu sei que o Petróleo é ”seu” e você perde muito dinheiro com essa suposta ”venda do País”. Meus pêsames amigo

      • Robson La Luna Di Cola

        Exatamente! O petróleo é nosso! É o que diz a Constituição. Portanto, este bem público deveria ser extraído, refinado, e vendido pelo CUSTO DE PRODUÇÃO. Sem margem de lucro. Mas em breve, estaremos pagando nos postos de gasolina pelos lucros gigantescos dos BANDIDOS do Big Oil…

        • Daniel Robert

          É nosso? Cadê o meu então? Se é nosso, qual o motivo da constituição dizer que tudo que está no subsolo pertence ao GOVERNO? Sé é nosso, por qual motivo eu não posso ter uma empresa de refinamento e exploração de petróleo, só o governo pode?
          Petróleo é ”teu” amigo e do GOVERNO e não meu! Se for meu, eu quero a minha parte em dinheiro, cadê a minha parte? Se é por preço de produção e não valor subjetivo e de oferta do mercado, então uma nota de 100 reais tinha que ter o mesmo valor de produção dela, que é $0,091! Vai estudar economia Cabra.

          • Robson La Luna Di Cola

            Mais um liberalzote Bostantínico por aqui… O Estado existe para administrar os bens públicos: ruas, calçadas, estradas, rios, lagos, o oxigênio atmosférico, as reservas naturais, etc. E dar o retorno em educação e saúde, principalmente. Se o nosso Estado faz isso de forma incompetente e corrupta, é outro problema. Na Suécia, onde 50% do PIB pertence ao Estado, não é assim. Sobre o dinheiro, vá estudar, moleque! Ele representa (ou deveria representar) bens reais de consumo e serviços. É como um título de propriedade de um imóvel. Vale uma casa. Não é só papel.

          • Newton (ArkAngel)

            >>>>>>>” Sobre o dinheiro, vá estudar, moleque!”<<<<<<<<
            Opa, chavão esquerdóide detected!!!!!! O lobo perde o pêlo mas não perde o vício.

          • Rafael

            Não adianta,entreguista é assim mesmo.Os catas compram o discurso que os países centrais não aplicam em si próprios

          • Robson La Luna Di Cola

            Os liberalzotes são socialistas com o sinal trocado. Querem substituir a ditadura do proletariado pela ditadura do empresariado. O “livre” mercado mandará em tudo nas nossas vidas. TUDO será mercantilizado, e estará à venda. Aliás, isto já está acontecendo.

          • Daniel Robert

            Primeiro, vá tomar no olho do seu cu, segundo que liberal é sua mãe, terceiro, o estado não administra o oxigênio atmosférico, é uma coisas que não tem dono, por isso mesmo todos podem usar, a não ser que o estado seja dono do ar e você pague uma taxa para usar o ar, em quarto, eu não estudo dinheiro, nem o poderia, estudo economia, como se estuda um dinheiro? Vendo a geometria e a arte da nota?
            Em quinto lugar, provando a sua burrice, bens reais de consumo e serviços tem preços subjetivos e não preços de produção, como você burramente defendeu, e o preço é definido pelo mercado de acordo com a subjetividade de cada um, sendo que uma propriedade tem valor real físico e produtivo enquanto uma nota de papel não tem valor algum se não imaginário e definido pelo estado, na base do controle de preço.
            Como que o Estado da retorno em educação e saúde? Tirando o dinheiro de quem tem mais e limitando o acesso a esse ditos ”bens”, no fim o estado não tem dinheiro para saúde e educação e você vai pagar impostos a rodo para receber um serviço medíocre. E ainda está de pé a pergunta, se a Petrobras e ”minha”, cadê a minha parte? Quantos vai pro meu bolso? Quando que eu saco?

          • Robson La Luna Di Cola

            Quanta bobagem! Um retardado Miseano por aqui! Valor subjetivo? O preço dos bens de consumo e dos serviços são baseados em FATORES REAIS: fartura ou escassez das matérias-primas, complexidade produtiva para gerar estes bens, volume de trabalho e investimentos em maquinários para produzi-los, etc. Sobre a administração estatal dos bens públicos, tem que haver, sim. Vejam o que os bandidos da Revolução Industrial fizeram com a atmosfera das cidades industrializadas da Inglaterra. Vejam a destruição de TODO o meio-ambiente que está acontecendo atualmente. Sobre retorno do Estado pelos impostos, acontece quando você dirige por estradas sem pagar pedágio, caminha por calçadas, e contrata por R$880,00/mês um desgraçado, que foi criado com Bolsa-Família, cuidado em hospitais públicos miseráveis, e estudou em escolas públicas vagabundas. Para que você possa mandar seus filhos para Universidade de Oxford, e fazer uma operação em uma clínica particular norte-americana quando fica doente. Privatiza jáááááá! kkkkkk

          • Daniel Robert

            Responda a pergunta, se a Petrobras e nossa cadê o meu? Quanto e quando que eu saco?
            Então me prove o valor de ”FATORES REAIS” de uma nota de cem reais que custa $0,091 a produção, valer 100 reais! Me prove que uma barra de chocolate vale 5 reais, sendo que o custo de produção da mão de obra é muito superior a isso! Me prove que um rádio vale 50 reais, sendo que o valor da mão de obra usada na extração dos metais nele utilizado vale muito mais que isso, me prove que um metro de lajinha rachada vale 1,90 e onde que está escrito na lajinha ou no cosmo que o valor é esse! Se isso não é valor subjetivo, quadrados são redondos!
            P.S: Miseano é a puta da sua mãe!

          • Daniel Robert

            ”e contrata por R$880,00/mês um desgraçado, que foi criado com Bolsa-Família, cuidado em hospitais públicos miseráveis, e estudou em escolas públicas vagabundas. Para que você possa mandar seus filhos para Universidade de Oxford, e fazer uma operação em uma clínica particular norte-americana quando fica doente. ” Você me conhece pra afirmar isso, né não o seu filho da puta? Vai tomar no olho do seu cu, você é um MAV de merda, e devia ser censurado.

        • Newton (ArkAngel)

          O petróleo é nosso? Muito bem, quero a minha parte em $$$, como que faço pra conseguir?

          • Daniel Robert

            Ele não vai responder isso! O cérebro dele dá curto nessa hora, aí ele apela pro expediente de fuga e fala em ”Bem Público”, basta saber quem é o dono do bem, e como é que o público se beneficia do bem alheio.

          • Newton (ArkAngel)

            Por definição não existe dinheiro público, e muito menos bem público. Como disse Margareth Thatcher, o que existe é dinheiro retirado à força da mesa dos contribuintes.

      • Newton (ArkAngel)

        Eu já acho que deveriam vender tudo pros americanos. O país inteiro.

    • Rafael

      Mas o problema é o comunismo. ..

    • Daniel Robert

      Eu que sou o idiota, né? Você é o cabra que acredita em Illuminati e eu é que sou idiota!

      • Robson La Luna Di Cola

        Usei no sentido irônico. O Temer é maçom. Assim como o bandido do Aécio Neves. Gente que acredita do progresso da humanidade…

        • Maçons acreditam tanto no progresso da humanidade que na Revolução Francesa tentaram destruí-la para começar outra…

          • Robson La Luna Di Cola

            Depois de guilhotinarem um monte de gente, tivemos as guerras Napoleônicas. Mais sangue!!!! Por toda a Europa!!! A realeza sabia resolver de forma mais civilizada os conflitos com reinos vizinhos: pegavam suas filhas mais bonitinhas, e faziam casar-se com os filhos horrorosos dos Reis dos reinos adversários. E então, criavam laços familiares por casamento, evitando guerras sangrentas.

          • Revolução Francesa -> Guerras Napoleônicas -> Guerra Franco-prussiana -> 1ª Guerra Mundial -> 2ª Guerra Mundial -> Guerra Fria -> Guerra ao Terror.
            O ciclo de ódio que essa gente criou ainda está longe do fim.

          • Robson La Luna Di Cola

            Ponto de partida dessas desgraças: o Iluminismo. O surgimento de uma “elite pensante” racionalista. Sem valores morais ou estéticos. Essa porcariada surgiu dentro das próprias monarquias, certo? E quase a destruiu. O mais cruel desses filhotes, Hitler, era membro dessa “elite pensante”. Escritor e pintor. Outra desgraça: Karl Marx. Com sua visão racionalista/determinista da História. Achava que assim como uma pedra lançada para o alto está fadada a cair, atraída pela força gravitacional, a humanidade estaria fadada a caminhar e atingir a utopia comunista. Onde tudo é de todos, nada é de ninguém. Resultado: 100 milhões de mortos. Ou mais.

  • Jacson Calado

    Olavo de Carvalho é um mito e eu sou seu fã de carteirinha. Bolsonaro 2018

    • Newton (ArkAngel)

      Bolsonaro 2018 e 2022, e se reclamar, vira imperador!

  • Marco Silva

    Exato !

  • Marco Aurelio Soliani

    Muito bom o artigo, Pedro Henrique Medeiros. Parabéns!

  • Falta alguma liderança. Como o Olavão já disse, é a mesma coisa que aconteceu em 2015 com as manifestações: o povo entendendo tudo, protestando, mas sem nenhuma liderança. Faltou alguém importante e influente para fazer a ponte governo-povo.
    E o Olavo não quer e nem deve se meter com política. Se quiserem um encontro público, alguém deve fazer a ponte.

  • Jackson Rodrigues Ferreira
  • Fabricio Fleck

    “Midia Sem Máscara” e o texto é uma idolatria só a esse picareta astrólogo, pesudo-intelectual que defende pseudo-ciencia, racismo, negacionismo histórico. Nossa, até hoje lembro desse senhor chilocando acusando a pepsi de usar fetos abortados nos seus refrigerantes rsrsrs.

  • Fabricio Fleck

    Olavo, Bolsonaro, Nando Moura e outros acabam sendo os maiores propagandistas do PT quando eles abrem a boca e apoiam suas idéias em radicalismo bipolar direita-esquerda, racismo, fake news e teorias de conspiração non sense.

  • Arquitese

    Excelente.

  • Não acredito. Basta ver os vídeos do terça livre. Não analisam nenhum dos outros candidatos e não estão interessados em nenhum projeto para o país. No mínimo deveriam admitir que nada entendem sobre o Brasil e estão apostando no Bolsonaro por ser representante da direita, mas aí tem que explicar o que Bolsonaro tem de direita, falar mal do Lula?
    Olavo citou Lyndon LaRouche como inspiração para o Enéas e como um maluco da extrema direita. Pois bem Enéas nem acreditava nessa divisão esquerda e direita e aparece em vídeos do Youtube ao lado de Bolsonaro, nenhuma crítica? Ainda não vi nenhum economista, pastor ou militar declarar apoio a Bolsonaro. Para mim, os segidores do Olavo estão no mesmo caminho da mídia com mascara, só divulgam o que interessa.
    Quero ver um Hangout de Olavo de Carvalho com Ciro Gomes e que ele esponha o que diz sobre a esquerda e o globalismo nos vídeos. Fale com quem já foi ministro de 2 governos e conhece todos os ex-presidentes. Olavo não perderá alunos e Ciro não perderá eleitores, todos ganhamos.