1. Religião

Estado Islâmico destruiu quase 12 mil casas de cristãos no Iraque

27 de abril de 2017 - 18:44:45

Voz dos Mártires – Portugal

A revelação é de um estudo realizado pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, junto de refugiados iraquianos: quase 12 mil casas foram danificadas e cerca de 700 completamente destruídas nas aldeias cristãs na Planície de Nínive, no Iraque, pelo auto-proclamado Estado islâmico.

A fundação fez uma estimativa dos custos de reconstrução das casas na Planície de Niníve e concluiu que são precisos mais de 186 milhões de euros. De acordo com um comunicado da instituição, a maioria dos refugiados disse que “as suas propriedades foram saqueadas” e “22% garantiram que as suas casas foram mesmo destruídas”.

Serão cerca de 90 mil os cristãos da Planície de Nínive que vivem em Erbil, no chamado Curdistão Iraquiano. Foram expulsos da região e fugiram. A fundação prevê que cerca de 12 mil famílias dependam da ajuda humanitária para sobreviver.

Após a ofensiva do EI em toda a região à volta da cidade de Mossul, incluindo a Planície de Nínive no verão de 2014, os terroristas estão agora prestes a serem derrotados pelas forças armadas do Iraque naquela cidade. Os territórios tradicionalmente cristãos da região estão assim novamente livres, mas muitos cristãos têm receio de retornar às suas casas ou, então, não retornam pois suas casas estão destruídas.

https://www.vozdosmartires.com