1. América Latina
  2. Colunistas
  3. Destaques
  4. Foro de São Paulo
  5. Notícias Faltantes

O Foro de São Paulo continua dando as cartas

3 de novembro de 2017 - 13:00:01

Enquanto no Brasil as atenções estão voltadas para os escândalos de corrupção e quanto Temer teve que desembolsar do erário público para comprar consciências e votos de parlamentares, o Foro de São Paulo (FSP) segue seu curso impávido, interferindo nas decisões políticas da Venezuela e Colômbia, ao mesmo tempo em que se queixa da “intervenção” do “império” e países a este aliados. E nada se diz na imprensa nacional.

Valendo-se do desinteresse dos brasileiros ao que acontece nos países vizinhos, Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Monica Valente, secretária de Relações Internacionais do PT e do FSP, emitiram uma nota conjunta onde saúdam a vitória do PSUV nas eleições para governador no último 15 de outubro, e registram, sem se dar conta, sua vocação ditatorial de se perpetuar indefinidamente no poder, quando dizem com gáudio “…em dezoito anos de governos liderados pelo PSUV” [1].

Como das inúmeras vezes anteriores, a fraude foi a estrela mais reluzente uma vez que, um país que passa por um dos piores momentos de sua história pela fome, miséria, assassinatos a soldo do Governo impunes, centenas de presos-políticos e massiva saída do país, é estarrecedor que de 23 estados, 18 dos governadores eleitos pertençam ao partido governista. O povo já havia rechaçado rotundamente a Assembléia Nacional Constituinte, instalada de forma ilegal e inconstitucional, mas o ditador Nicolás Maduro a impôs à revelia, apesar das condenações e não reconhecimento de países como Estados Unidos, Canadá, União Européia, OEA e quase toda a América do Sul, obtendo o apoio apenas de seus aliados do FSP em Resolução aprovada no XXIII Encontro ocorrido em julho, em Manágua [2]. Ninguém vê nada de esquizofrênico nisso e ainda há os que aplaudem chamando essa aberração de “democracia”.

Enquanto isso, na Colômbia, o pacto Santos-FARC-FSP continua de vento em popa. Lá, o povo soberano também rechaçou rotundamente o famigerado “acordo de paz” através de um referendo em 2 de outubro de 2016, cujo resultado foi solenemente ignorado pelo governo, e agora apresenta sua jóia da coroa: um engendro chamado “Justiça Especial de Paz” (JEP) que fere tudo o que se conhece de Direito e Tratados internacionais, criada unicamente para beneficiar os narco-terroristas das FARC e condenar militares honrados, acusados através de falsos testemunhos e testemunhas falsas, de delitos que jamais cometeram.

É o caso do Coronel Hernán Mejía Gutiérrez, reconhecido comandante e herói do Exército Colombiano no período do ex-presidente Álvaro Uribe e também no combate ao holocausto do Palácio da Justiça, acusado por testemunhas falsas de ter “nexos” com para-militares, e agora vítima de perseguição judicial. O Coronel Mejía havia sido condenado a 19 anos de prisão mas decidiu apresentar uma carta à JEP afirmando que acolheria  esse sistema, o que lhe garantiria a prisão domiciliar. No dia 5 de outubro em uma carta enviada à JEP, o Exército Colombiano solicitou sua liberdade condicional indicando que ele cumpria com os requisitos estabelecidos na Lei 1820 de 2016, mas uma juíza da Quarta Sala Penal revogou a medida e o encaminhou ao centro penitenciário La Picota, apesar dele estar gravemente enfermo.

Já é de conhecimento público que a testemunha-chave contra o Coronel Mejía foi Edwin Manuel Guzmán, um sargento que foi detido em Valledupar, quando o coronel descobriu que ele vendia armas e munições às FARC e aos para-militares. Num claro ato de vingança, esse sargento fez a falsa denúncia de que era o Coronel Mejía, e não ele, quem tinha “negócios” com notórios para-militares, que foi prontamente acolhida como verdade bíblica, ganhando a liberdade e ainda o status de “testemunha protegida”. Três anos depois, outros dois prisioneiros, em busca dos mesmos benefícios, confirmaram o falso testemunho dado pelo sargento.

Os colombianos estão organizando outro referendo para os próximos dias rechaçando e exigindo o fim da JEP, para que terroristas não sejam anistiados – como já está em vigor – e pessoas de bem e heróis nacionais não apodreçam nas prisões por crimes que nunca cometeram. Se depender de Santos-FARC, o justiçamento vai prosseguir até que eles tomem definitivamente o poder, pois esse é o sonho do FSP desde sempre. E eles não dormem nunca.

 

Notas:

[1] http://forodesaopaulo.org/venezuela-mais-uma-vez-exemplo-de-democracia-e-participacao-cidada/

[2] http://forodesaopaulo.org/resolucion-en-solidaridad-a-la-revolucion-bolivariana-y-la-asamblea-constituyente/

 

Graça Salgueiro, escritora e jornalista, é autora do livro ‘O Foro de São Paulo – A Mais Perigosa Organização Revolucionária da América Latina‘, e apresenta o programa Observatório Latino, na Rádio Vox.

 

 

  • Luiz F Moran

    E tem um monte de babaca FDP que ainda acha que tudo isso não passa de teoria da conspiração.
    Bando de boçais desgrados !

    • fbl

      Realmente temos um povo burro demais.

  • Osvaldo Pereira Júnior

    [Modo irônico on] Que besteira. Foro de São Paulo é apenas reuniões de velhos amigos incapazes de agir em conjunto. Isso é teoria da conspiração da extrema-direita golpista. [Modo irônico off]

    • Carlos Bonasser

      VOCÊ DEVE SER UM GRANDE BUNDÃO MOLE PETRALHA IMBECIL E AVERMELHADO…ACORDA DESSA CEGUEIRA BOBÃO…

      • Jeff_ A_N

        o caro amigo @carlos_bonasser:disqus você não sabe interpretar um texto irônico não?

        • João Marcelo

          Acho que @c@carlos_bonasser:disqus foi educado pelo método socioconstrutivista de Jean Piaget e Vygotsky.

  • Rafael

    Esses comunistas querendo dominar o mundo, tsc, tsc, tsc, até o Jair Bolsonaro já cooptaram.

    • George mendes

      Reparou que os babaquinhas do MBL já estão devidamente sentadinhos no colo dele??

    • Caio Sá

      Bolsonaro aliado aos comunistas? Sério? Caso tenha tempo, peço que me passe as informações.

      • Rafael

        Ele tem até projeto de cotas. Não se engane.

  • Erick

    FARC e Maduro nunca me enganaram… comunas bandidos!

  • ABC

    OBRIGADO pelas PRECIOSAS INFORMAÇÕES, PREZADA Sra. GRAÇA SALGUEIRO: a INCANSÁVEL & MAIOR ESPECIALISTA em POLÍTICA SUL-AMERICANA do BRASIL – mesmo não morando aqui conosco e sendo muito mal aproveitada pelos Estrategistas da Política Nacional.

    • Graça Salgueiro

      ABC, aonde você mora para afirmar “mesmo não morando aqui conosco”?
      Aonde você acha que eu moro? 🙂

      • ABC

        Na Colômbia (?), me lembro ter lido algo sobre isso anteriormente…

        • Osvaldo Pereira Júnior

          Se não me engano Graça Salgueiro mora em Recife/PE.

          Corrija-me se eu estiver errado Graça.

          • Graça Salgueiro

            Corretíssimo, Osvaldo!
            😊

          • Jeff_ A_N

            @disqus_2nxYVK1t7V:disqus a senhora está de parabéns!! Lí o seu livro e é uma pena que ela seja tão pouco conhecido e tão pouco divulgado, participo de vários grupos de “direita” no whastapp e nas trocas de indicações de livros poucos conhecem sua obra…enfim, estou fazendo minha parte e divulgando a todos que encontro e estão dispostos a abrir os olhos.

          • Graça Salgueiro

            Muito obrigada, Jeff!
            Abraço e que Deus o abençoe.

          • Leonardo Vieira da Silva

            Gracita, gostaria de saber se vc tem notícias do Coronel Plazas Vega e do General Ángel Vivas.

        • Graça Salgueiro

          Hahaha! Não, está enganado.
          Moro no Brasil e não tenho nenhuma intenção de sair daqui.

  • Antônio Augusto Simões

    A América Latina é feita de um caldo que gera tudo o que há de pior no Planeta. Caudilhos, traficantes, ladrões, assassinos, guerrilheiros, ditadores, corruptos, bandidos, canalhas…

  • Célio Azevedo

    Acorda Brasil!

  • ABC

    Prezada Sra Graça e Caro Osvaldo.
    Essa foi uma informação que compus erradamente.
    Fico até mais tranqüilo porque é melhor morar no Amado Brasil do que na Colômbia das FARCs, Traficantes, do Santos – Enganador e Traidor de seu Povo, dos seqüelados Traficantes que herdaram o tráfico do Escobar, dentre outras desvantagens – afora o fato óbvio de não ser o nosso Brasil !!!
    —–
    xxx
    —–
    De qualquer jeito, ratifico minha recomendação: proponho ao meu Candidato Bolsonaro, quando for ao Recife, buscar informações confiáveis sobre Política Externa Sul-Americana visitando a Grande Doutora Graça Salgueiro.
    ===
    ABC

    • Graça Salgueiro

      Muito obrigada, ABC, mas Bolsonaro me conhece, pois já esteve várias vezes na Radio Vox e o presenteei com meu livro.
      Abraço

      PS: Por favor, não me chame de “doutora” porque não possuo esse título.

  • Rafael Resende Stival

    Há ainda a frente cultural: No seriado Narcos é retratado que a CIA planta o armamento num acampamento das FARC como justificativa de receber mais dinheiro do seu governo para combatê-la.

  • Rafael

    Vê-se que os tentáculos do FSP estão cravados no Brasil, através do governo do camarada Temer. Daqui a uns anos a Venezuela e a poderosa Cuba tomarão completamente o controle do continente, com suas tropas e drones.

    Preparam-se.

  • Victor G

    O que houve com o exército colombiano? Eles permitem que um comandante honrado que já prestou muitos serviços para a nação seja subjugado por um côrte parcial, seja condenado e encaminhado prontamente para prisão mesmo tendo cumprido todos os seus deveres e defendido os interesses do seu povo acima de tudo?? Olha.. parece que não é só no Brasil que temos maricas no alto escalão das forças armadas…